Seminário discute direitos da pessoa com deficiência

O evento será realizado em 19 de setembro e é gratuito

Seminário discute direitos da pessoa com deficiência

O evento será realizado em 19 de setembro e é gratuito

Será realizado no próximo dia 19 em Brusque o 1º Seminário Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência. O evento inicia a partir das 14h no auditório do novo campus do IFC, no Jardim Maluche. O objetivo é gerar a discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência por meio das políticas públicas.

O Secretário de Assistência Social e Habitação de Brusque, Deivis Junior, comenta que o evento é realizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef), que é vinculado a pasta. “É uma oportunidade de discutirmos sobre a inclusão da pessoa com deficiência e também o momento de trocarmos ideias a respeito desse tema cada vez mais relevante na nossa sociedade”, diz.

O seminário faz parte da comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. O evento será gratuito e os participantes receberão certificado da Escola de Administração Pública de Brusque (Esap). São 200 vagas abertas à comunidade e profissionais da área da Saúde, Educação, Direito, público universitário, entre outros. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do link tinyurl.com/comdef-semi.

Programação
O tema do 1º Seminário Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é aprender, compreender, ouvir e sentir para incluir. A presidente do Comdef, Liliane Bernardes, ressalta que o evento inicia às 14h, com a solenidade de abertura, que terá a presença das autoridades. Logo na sequência, entra em pauta a rede de cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência em Santa Catarina.

“O foco é discutir a questão da lei brasileira de inclusão na questão da Saúde”, observa. A pauta ainda contém a discussão dos direitos da pessoa com deficiência na Educação, “oportunidade em que uma professora fará uma explanação sobre o assunto e um pai que tem um filho com deficiência dará o seu depoimento”. A programação segue com a discussão sobre o acesso da pessoa com deficiência ao Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Queremos saber de que forma as pessoas acessam esses direitos”, ressalta Liliane.

Um dos principais momentos está programado para parte final do evento, quando ocorre uma mesa redonda que gerará o debate sobre a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), conforme destaca a conselheira Lucimara Pavesi. “Esse é um momento muito importante para falar sobre os direitos das pessoas com deficiência. Por isso, convidamos para que as pessoas dos setores relacionados e a comunidade como um todo participem dessa discussão”, comenta.

1º Seminário Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Data: Quarta-feira (19/09)
Local: Auditório do IFC, campus Brusque (Avenida Hugo Schlosser, 605, Maluche)
Inscrições: tinyurl.com/comdef-semi

14h – Solenidade de abertura com a presença de autoridades

14h30 – Rede de cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência em Santa Catarina

15h30 – Direitos da Pessoa com Deficiência na Educação

16h30 – Direitos e acesso da Pessoa com Deficiência no Suas

17h45 – Coffee-break

18h30 – Mesa redonda: A Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI)

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio