Senac abre cursos superiores em Brusque

Há 70 vagas para as faculdades de Estética e Cosmética e de Processos Gerenciais

Senac abre cursos superiores em Brusque

Há 70 vagas para as faculdades de Estética e Cosmética e de Processos Gerenciais

Brusque passará a contar com mais uma opção em Ensino Superior. A partir do primeiro semestre do ano que vem, o Senac irá oferecer os cursos de Estética e Cosmética e de Processos Gerenciais com nível de graduação na unidade do município.

Os cursos foram escolhidos com base em uma pesquisa de mercado e, também, pela vocação da instituição. Ana Cristina Belli, diretora do Senac de Brusque, diz que no ano passado uma equipe da unidade de ensino fez um levantamento na cidade e identificou que existe uma demanda por cursos na área de beleza e saúde. “Existe uma demanda reprimida nesta área”, afirma.

Em 2016, o Senac se mudará para o prédio perto do McDonald’s, na rodovia Antônio Heil, e lá também haverá um novo laboratório para a área de estética. Ana Cristina afirma que a ideia era abrir um curso técnico – modalidade na qual a instituição é referência -, contudo, a direção do sistema de ensino encontrou uma estratégia de aproveitar melhor a estrutura. Eles vincularam Brusque à Faculdade Senac de Blumenau, o que possibilitou a abertura dos novos cursos em pouco tempo.

Este procedimento é uma prerrogativa legal do Sistema S (administrador do Senac) e é permitido pelo Ministério da Educação (MEC). Desta forma, a partir do ano que vem Brusque terá mais cursos de Ensino Superior. Já com relação a Processo Gerenciais, Ana Cristina explica que ele foi escolhido por ter relação direta com o comércio. O Senac é um órgão vinculado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC), que congrega os comerciários. “É a nossa finalidade”, diz a diretora.

Os dois cursos serão oferecidos normalmente em Brusque, mas os diplomas – certificados pelo MEC – serão emitidos por Blumenau. Funciona como se a unidade fosse um campus. Estética e Cosmética terá duração de seis semestres, ou seja, três anos, e há 30 vagas; Processos Gerenciais, quatro fases, ou dois anos, e 40 lugares.

A forma de ingresso será o vestibular. Segundo a diretora, os candidatos devem inscrever-se no site do Senac e realizar o processo seletivo, que é uma prova de redação sobre temas atuais. A instituição fará vários vestibulares até o dia 2 de fevereiro de 2016, quando se encerra o período de inscrição.

O Senac adotou a estratégia de mercado de isentar todos os interessados nos cursos da taxa de inscrição do vestibular. Ana Cristina afirma que a procura já tem aumentado e que a expectativa da direção é de que ambas as faculdades terão todas as vagas preenchidas.

Faculdade Senac

A instituição atua com o Ensino Superior há dez anos e tem faculdades em Blumenau, Chapecó, Caçador, Criciúma, Florianópolis e Jaraguá do Sul. Em algumas delas, há, inclusive, a oferta de pós-graduação.


Como se inscrever

Por meio do site www.sc.senac.br. A taxa de inscrição é isenta.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio