Senac anuncia nova sede

A expectativa de início das atividades no novo local é para o primeiro semestre de 2015

Senac anuncia nova sede

A expectativa de início das atividades no novo local é para o primeiro semestre de 2015

O Senac de Brusque anunciou na manhã da última sexta-feira, 24, uma nova sede da entidade. O local será em frente à Havan, no prédio em que funcionou o antigo centro administrativo da loja de departamentos. A estrutura está em reforma há três semanas e a previsão de início das atividades na nova sede é para o primeiro semestre de 2015.

Desde janeiro de 2013, quando desocupou o prédio onde permaneceu por 18 anos no bairro Maluche, espaço esse pertencente à Prefeitura de Brusque, o Senac vem atuando em três locais: no atual Centro Administrativo da Havan, na Uniasselvi e no Colégio Cultura Energia. Segundo a diretora da entidade, Ana Cristina Belli, essa tem sido uma das dificuldades enfrentadas pela entidade. “A maior dificuldade é essa situação provisória em que estamos vivendo.

Atuar em três espaços diferentes é um contratempo, pois temos docentes que lecionam atividades em uma unidade e precisam se deslocar para outra em um curto espaço de tempo. Por causa dessa questão estrutural também temos dificuldades em reunir a equipe. Os alunos também levantam a questão de uma lanchonete. Com essa mudança para o prédio novo, conseguiremos suprir todas essas necessidades”. Além das unidades em Brusque, também há as unidades remotas em que o Senac atua com cursos do Pronatec nas cidades de Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.

Mesmo com esse problema estrutural, Ana Cristina garante que não houve queda na procura dos cursos pelos alunos durante esse período. “Pelo fato de não termos uma estrutura física em um local de maior visibilidade, temos a impressão de que as pessoas não têm conhecimento das ações que estamos realizando. No entanto, nos últimos dois anos, estamos trabalhando em amplo atendimento, com toda a capacidade que podemos. Isso é gratificante, pois mesmo com essa estrutura provisória temos um atendimento bastante expressivo em Brusque”.

Nova sede

A nova estrutura tem uma área de 2,5 mil m² que abrigará 17 compartimentos, sendo nove laboratórios e, o restante, salas de aula. A sede terá capacidade para atender 525 alunos por turno, suportando, então, 1575 estudantes por dia. A diretora afirma que a estrutura comportará a necessidade da instituição. “Dos diversos prédios que visitamos que estavam disponíveis para a locação, esse foi o que melhor se adequou às nossas necessidades e exigências que temos como instituição educacional. É um prédio um pouco antigo, mas tem uma boa flexibilidade. Vamos poder oferecer um atendimento de excelência para os nossos alunos com acessibilidade para pessoas com deficiência”.

No térreo, estará localizada a parte administrativa, atendimento, biblioteca, sala de professores e sala de reuniões. Já o primeiro pavimento receberá as atividades de Moda e Design, como laboratório de costura, modelagem e desenho. O segundo pavimento será destinado à área de beleza e saúde, enquanto, no último andar, será para a gestão e negócios.

Novos cursos

Atualmente, o Senac oferece cursos Técnico em Administração, Contabilidade, Logística, Moda, Design de Interiores, Enfermagem e Segurança do Trabalho, além de diversas capacitações e do Programa de Aprendizagem, destinado a jovens a partir de 14 anos. Com a nova estrutura, haverá também a ampliação de cursos ofertados, como os de Cabeleireiro, Estética e Massoterapia. Ana Cristina explica que esses cursos foram escolhidos através de uma pesquisa feita pelo departamento regional do Senac em que se observou um aumento considerável nessas áreas de trabalho, havendo, então, a necessidade de capacitação profissional.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio