Senai Brusque apresenta proposta de Ensino Médio integrado ao curso técnico de Informática

Proposta da matriz curricular do Conecte foi explanada pelo especialista em metodologia do ensino, Rodrigo Brandelero

Senai Brusque apresenta proposta de Ensino Médio integrado ao curso técnico de Informática

Proposta da matriz curricular do Conecte foi explanada pelo especialista em metodologia do ensino, Rodrigo Brandelero

Na noite desta quarta-feira, 16, a unidade de Brusque do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) apresentou à comunidade o Ensino Médio Conecte. O principal foco do programa é preparar os estudantes para um futuro cada vez mais interligado e dependente das novas tecnologias, independente da área de atuação escolhida após o término do ensino básico.

O evento contou com a participação e palestra do professor Rodrigo Brandelero, coordenador de educação do Senai Criciúma, onde o Conecte já funciona há um ano de maneira pioneira, assim como ocorre na unidade de Florianópolis.

Rodrigo, especialista em Metodologia do Ensino e graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), esteve durante todo o dia no Senai Brusque, onde apresentou a nova modalidade aos alunos e, durante a noite, aos pais e à comunidade.

Ele destaca que um dos principais diferenciais do Conecte é preocupar com o jovem para após o término dos estudos. Com base nesta problemática, o Senai pensou na integração do Ensino Médio com o curso técnico de Informática.

O educador se refere aos clubes que os estudantes do Conecte terão à sua disposição. Ao longo dos três anos, os alunos poderão escolher clubes focados na fluência da língua inglesa, no planejamento de carreiras, em estágios, na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou, então, clubes tecnológicos, artísticos, culturais e esportivos.

“Ele pode experimentar todos, pode fazer só um ou montar uma trajetória. Os alunos também podem indicar clubes de seu interesse. Muitas vezes verificamos em Criciúma e em Florianópolis que o sinal toca às 17h, mas o aluno quer continuar para finalizar o seu projeto”, ressalta Brandelero.

O diretor do Senai Brusque, Julcimar Luis Machado, acredita que a proposta de educação trazida pelo Ensino Médio Conecte faz com que os alunos estejam inseridos dentro das principais competências necessárias para o mercado de trabalho no decorrer do século XXI.

A expectativa para 2018 é formular duas turmas por meio das 80 matrículas que estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 21.

Mais informações sobre o Ensino Médio Conecte do Senai Brusque podem ser obtidas pelo telefone 3251- 8900.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio