Predomínio do sol em Brusque nesta sexta-feira, com aumento de nuvens ao entardecer.

Os brusquenses tiveram que enfrentar mais um dia com a presença do forte calor. As temperaturas nesta sexta-feira,14, novamente bateram os 35 ºC em nosso município, com destaque para o Bairro Tomaz Coelho, onde a máxima foi de 35,5 ºC seguido do Santa Luzia, com 35,4 ºC. Mas o que mais chamou atenção não foram os valores máximos reportados pelos termômetros e sim, a forte sensação de abafamento presente por todo o dia, causando assim, um desconforto sentido diretamente na pele, sendo que isto se justifica diante dos 49 ºC de sensação de calor, observado às 16h05min desta tarde na minha estação fixada no Tomas Coelho.

Com o calor, instabilidades começaram a se potencializar ao entardecer

Abaixo trago os picos máximos desta sexta-feira por todo o Vale do Itajaí Mirim, registrado por minha rede de estações, fixadas nos referidos locais descritos em anexo. Curiosamente, as localidades com maior altitude tiveram máximas expressivas, como em Presidente Nereu, 36,5 ºC, marca muito alta para aquele município:

Fonte: Ciro Groh

A seguir, temos as extremas por todo o “Grande Vale”, neste trabalho de pesquisas elaborado pelo amigo Carlos Grothoff:

Fonte: Carlos Grothoff

Vindo de encontro à previsão dos meteorologistas, núcleos de trovoadas começaram a se formar em SC neste entardecer devido ao calor.
Como dito pelos profissionais, temporais localizados podem ocorrem pelo estado, cenário típico de verão e esta tendência já pôde ser observada na imagem do Radar do Morro da Igreja extraída no horário das 19h05min de hoje, onde temos a presença de forte instabilidade no Alto Vale, região de Ituporanga, até com granizo, observado na mancha em LILÁS.

Fonte: Radar da Aeronáutica/REDEMET

Calor se mantém no sábado e domingo

Consultando os amigos especialistas em meteorologia, Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer, ambos não tiveram dúvidas em afirmar da continuidade do forte calor pelos próximos dois dias, cenário típico de verão com chances de pancadas isoladas de chuva eventualmente associadas a temporais.