Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Serafim Venzon tenta credenciar Hospital Marieta para receber pacientes de Brusque

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Serafim Venzon tenta credenciar Hospital Marieta para receber pacientes de Brusque

Página 3

Cardiologia em Brusque
Atualmente, 80% dos pacientes cardíacos de Brusque são atendidos em Curitiba (PR). Essa realidade de pacientes indo para fora do estado por falta de atendimento via SUS na região está na pauta do deputado estadual Serafim Venzon (PSDB). Ele propõe que o Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, atenda moradores da região.

Sem UTI
Outra opção seria o Instituto de Cardiologia, em São José, que é referência na área em Santa Catarina e atende pacientes que precisam de cirurgias. No entanto, a cada dez pacientes de Brusque, apenas dois são atendidos por lá. Segundo Venzon, o instituto não consegue operar por falta de vagas na UTI, por isso encaminha para Curitiba. Já os casos de urgência são transferidos para o Santa Isabel, em Blumenau.

Viabilidade
A diretoria do Marieta fez um levantamento que indica que o hospital tem viabilidade técnica de atender os pacientes de Brusque, Guabiruba e Botuverá. O deputado acompanhou os médicos Gustavo Caon Loeff e Tiago Luiz Silvestrini, e o gerente administrativo do Marieta, Gabriel Stanck, em reunião com o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, pedindo o credenciamento do hospital para alta complexidade.

Autorizado
Caropreso deu o aval para o prosseguimento do projeto. Na sexta-feira, 8, a diretoria do Marieta Konder reuniu os médicos e equipe administrativa para oficializar a disponibilidade de atendimento. O próximo passo é levar o documento ao secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari. Na sequência, é necessário aprovação do Ministério da Saúde.


Celesc em Botuverá
O presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Halisson Habitzreuter, o prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene, e outros integrantes de uma comitiva do município reuniram-se com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert e o engenheiro Vitor Guimarães, na sexta-feira, 8. Durante o encontro, foi entregue ao presidente um ofício com reivindicações da comunidade botuveraense, referente a melhoras no bairro Águas Negras, ao corte de árvores previsto por lei municipal, e à colocação de baixa tensão para instalação de iluminação pública ao longo da rodovia Pedro Merizio.

Atraso
Também durante o encontro, o presidente da Acibr cobrou de Siewert o andamento da obra da terceira subestação de Brusque. “Segundo o presidente da Celesc, a previsão para abertura da licitação e início das obras é início do ano que vem, assim que as licenças ambientais estiverem liberadas”, diz Habitzreuter. Em reportagem publicada em novembro, a assessoria da Celesc havia informado ao O Município de que a licitação sairia em dezembro. Aparentemente, há mais um adiamento por parte da empresa, ou então, no mínimo, falta sincronia na hora de informar os prazos.


Câmara
Ordinariamente, haverá apenas mais duas sessões da Câmara de Vereadores neste ano. Estão marcadas as reuniões de hoje, às 17h, e quinta-feira, 14, no mesmo horário. A princípio, o ano legislativo termina por aí, salvo em caso de necessidade de alguma sessão extraordinária antes do fim do ano. Os funcionários permanecem trabalhando até dia 20.


Biometria
Faltando quase 30 mil pessoas para fazer o cadastro em Brusque, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina adotou novas medidas para tentar agilizar o cadastramento biométrico. O Cartório Eleitoral local informa que foi aberta agenda para toda a semana em todos os horários no posto de atendimento no anfiteatro da Unifebe. Após o dia 15, quem não comparecer à revisão terá o título de eleitor cancelado, podendo regularizá-lo até 9 de maio de 2018, para votar nas próximas eleições.

Documentos
O eleitor deve levar os seguintes documentos para o cadastramento: documento com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional), CPF, título de eleitor (se ainda tiver) e comprovante de residência recente dos últimos três meses, que deverá estar no nome do eleitor, de seus pais (se morar com eles), do marido ou esposa (apresentar também a certidão de casamento), de terceiro (apresentar também a declaração, que pode ser feita diretamente no cartório verbalmente). O eleitor deverá agendar seu horário previamente pelo site www.tre-sc.jus.br ou pelo 0800 647 38 88.



NDL Botuverá

O Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL) de Botuverá realizou nesta quinta-feira, 7, no Restaurante do Nido, uma reunião festiva de encerramento do ano. Participaram do encontro o diretor de Núcleos da CDL Brusque, Fabrício Zen, o coordenador do Núcleo de Empresários de Botuverá, Eduardo Barni, o prefeito José Luiz Colombi, o Nene, e os demais associados ao NDL – Botuverá. Uma das atividades desenvolvidas ao longo do ano foram as edições da Super Sexta, com programação especial para quem decidiu prestigiar o comércio. Cursos e treinamentos também foram realizados, além da conquista de uma maior proximidade com o poder público.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio