Servidores se preparam para cadastramento biométrico em Brusque

Não há uma data específica para começar o cadastramento

Servidores se preparam para cadastramento biométrico em Brusque

Não há uma data específica para começar o cadastramento

Inicialmente previsto para iniciar em agosto deste ano, o cadastramento biométrico em Brusque ainda não tem um prazo exato para começar no município.
O chefe de cartório da 86ª zona eleitoral de Brusque, Guilherme Capistrano Benedet, afirma que o atraso se deve à grande demanda dos municípios que já estão fazendo a revisão do eleitorado: Florianópolis, Blumenau, Palhoça, Joinville, Biguaçu e São José.

“Os municípios que estão chamando todos os eleitores para fazer o cadastro, que será obrigatório em 2016, acabaram atrasando a implantação nos demais, já que a demanda está sendo muito grande, por isso, Brusque ainda não recebeu o sistema”, explica.

Benedet destaca que não recebeu nenhuma posição oficial do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) sobre a data que o sistema será instalado no município e de que forma será feito. “A informação que temos no momento é que o sistema deve ser implantado ainda neste ano em Brusque”, diz.

O chefe de cartório explica que, a princípio, a biometria será implantada apenas para novos atendimentos. “Por enquanto, não deve ser obrigatória, como nos municípios que já estão cadastrando. Assim, quem tiver o cadastro biométrico em 2016, vota pela digital, enquanto aqueles que não tiverem, farão pelo modo antigo, assinando o caderno de votação”.

Apesar de não ter uma data específica para começar no município, o cartório eleitoral já está nos preparativos para operar no novo sistema. A mudança de local de atendimento é um passo importante para o início da biometria em Brusque. “A mudança de cartório, além de atender a questão do acesso, visa também comportar a biometria. Com um espaço mais amplo para acomodar um número maior de eleitores e atendentes, bem como o equipamento da biometria”.

Além disso, os servidores do cartório já realizaram treinamento em Florianópolis, nos dias 22 e 23 de outubro, e de ontem até o dia 4 de dezembro, os servidores irão se revezar como supervisores de um posto de atendimento biométrico em Joinville, para adquirir experiência.

Biometria obrigatória

Os eleitores de Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, São José, Joinville e Blumenau são obrigados a fazer o cadastramento biométrico, já que o procedimento nesses municípios será obrigatório nas eleições do ano que vem.

Até agora, o comparecimento para o cadastramento varia entre 42% e 69%, mas a meta do TRE-SC é que as seis cidades registrem 80% do eleitorado até o próximo ano.

Este é o último mês de atendimento nos postos especiais montados nessas cidades para realizar o cadastramento. A partir de 1º de dezembro, o cadastro biométrico ficará restrito apenas aos cartórios eleitorais, com prazo final até 22 de março.

Após esta data, os eleitores que não se regularizarem, poderão ter o título cancelado. Com isso, terão o CPF suspenso e não poderão inscrever-se em concursos públicos ou tirar passaporte.


Novo local

A Justiça Eleitoral está atendendo na rua Mattiolli, no Centro, no antigo prédio da Imobiliária Moresco, quase em frente à praça Sesquicentenário, das 12h às 19h.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio