Sesc abre vagas para iniciação esportiva gratuitamente

Ofertas das modalidades são gratuitas e tem como objetivo estimular a prática de atividades para crianças de 3 a 14 anos

Sesc abre vagas para iniciação esportiva gratuitamente

Ofertas das modalidades são gratuitas e tem como objetivo estimular a prática de atividades para crianças de 3 a 14 anos

O Serviço Social do Comercial de Brusque (Sesc) está com vagas abertas para iniciação esportiva de crianças de 3 a 14 anos. As ofertas das modalidades são gratuitas e tem como objetivo estimular a prática de atividades no período de formação.

Segundo o gerente do Sesc de Brusque, Edemar Luiz Aléssio, o Palmito, o Sesc vem atuando com vários projetos para promover o esporte ainda na infância como forma de contribuir para melhorar a qualidade de vida. “O Sesc já trabalha há anos com essas ações. O intuito é fortalecer cada vez mais”, comenta.

A ideia, de acordo com ele, faz parte de ações integradas ao movimento Move Brasil, “cuja intenção é aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016. “Além das crianças, temos atividades para pessoas de todas as faixa-etárias. O Sesc até aberto de domingo a domingo e conta até mesmo com grupos de idosos até 80 anos”, comenta. Segundo ele, pais também estão sendo estimulados para dividirem momentos esportivos com os filhos. “Orientamos aos pais que, às terças-feiras, das 6h15 às 19h30, tragam um tênis, venham fazer uma atividade e ter um momento de lazer com seus filhos”, afirma.

Palmito observa que praticamente todas as crianças dos Sesc praticam esporte. No ano passado, cerca de 600 encerraram o ano envolvidas em atividades esportivas. “A criança precisa ter essa experiência aqui no Sesc. É necessário estimular na infância para se criar essa consciência e termos mais jovens e adultos ativos no futuro”, diz.

Sobre a iniciativa

O projeto de iniciação esportiva do Sesc está sendo realizado em várias unidades do estado. Para participar, basta que os pais das crianças interessadas compareçam ao local.

De acordo com o Sesc, a ação respeita as etapas do desenvolvimento infantil, considerando os aspectos físicos, motores, neurológicos, psicológicos e cognitivos, envolvidos no desenvolvimento integral do ser humano. “A Iniciação Esportiva é baseada nos princípios da ludicidade e livre escolha, participação e iniciativa, autonomia, ética na competição e vida ativa”.

Palmito ressalta que o programa inclui três faixas-etárias considerando as diferentes fases da infância. Uma das atividades é o ‘Clube do Esporte’, voltado para crianças de 7 a 10 anos. A ação propicia a participação em atividades diversas, como futebol e futsal, voleibol, basquetebol, ginásticas, tênis e atletismo. “São atividades que estimulam o desenvolvimento das habilidades motoras”, diz. Os alunos são remetidos a prática de jogos pré-desportivos, de estratégia, oposição, estafetas e em espaço reduzido.

Para crianças de 11 a 14 anos, as atividades são desenvolvidas por modalidade específica, com o objetivo de proporcionar vivências prazerosas no esporte escolhido pelo jovem. Técnica e táticas são abordados junto com a colocação das regras e discussões para entendimento da importância das mesmas.

A ginástica infantil, voltada aos pequenos de 3 a 6 anos, será oferecida gratuitamente para os alunos inscritos na Educação Infantil do Sesc, nas unidades que oferecem a modalidade. A atividade tem como objetivo o desenvolvimento psicomotor, com foco em atividades lúdicas e interativas.

Mais informações podem ser obtidas no Sesc Brusque pelo telefone: 3351-2599

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio