Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Sessão em homenagem ao Dia dos Professores causa mal estar entre vereadores em Brusque

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Sessão em homenagem ao Dia dos Professores causa mal estar entre vereadores em Brusque

Página 3

A sessão especial da Câmara de Brusque realizada na quinta-feira, 28, em homenagem ao Dia dos Professores acabou gerando conflito entre vereadores.

“As Diferentes Vozes que Compõem a Educação Básica Brusquense”, tema da sessão especial, aconteceu após requerimento apresentado pela vereadora Marlina Oliveira (PT) e aprovado por unanimidade pelo plenário. O evento contou com a presença da secretária de Educação de Brusque, Eliani Busnardo Buemo.

O vereador Rick Zanata (Patriota) publicou um vídeo em suas redes sociais com uma nota de repúdio sobre os temas da sessão. Para Rick, o evento foi utilizado para “discursos de pautas partidárias”.

“Me senti extremamente enganado. No meu ponto de vista, foi um evento partidário, que a vereadora utilizou da Câmara e de toda sua estrutura para fazer politicagem com sua base política. Presenciei vários professores arrotando suas ideologias de esquerda e reivindicando pautas que não eram o momento (de serem discutidas) ali. O que eu presenciei foi um evento com o propósito de atacar a gestão e a secretária Eliani, que faz um trabalho exemplar. No meu ponto de vista, o que a vereadora fez com a secretária foi uma verdadeira canalhice”.

Algumas pessoas que foram convidadas para falar na sessão citaram a falta de valorização aos professores na cidade pela gestão e na necessidade de mais ações concretas do poder público em relação à valorização do professor, além de dificuldades de professores para se licenciarem para cursos de especialização em Brusque.

Na mesma linha, Nik Imhof (MDB) publicou em suas redes um vídeo dizendo que a vereadora utilizou a Câmara como palanque político, citando também o Fórum Brusquense da Mulher Negra, realizado em julho.

“O evento foi um palanque para a esquerda e para o PT, isso ficou bem claro, um evento que era para ser bonito, de homenagem para os professores. Fui enganado, o projeto aprovado era de outro cunho. Das próximas vezes, vou pensar duas vezes antes de aprovar”.

Marlina responde

A vereadora Malina afirma que a sessão especial foi realizada para homenagear os professores e oportunizou a todos parlamentares “o espaço necessário para um debate republicano, com direito ao contraditório, a fim de construir um diálogo produtivo e de mão dupla”.

Ela lamentou o que chamou de “profundo desconhecimento de tais parlamentares sobre aquilo que significa o debate político” e também “sobre o que significa render homenagens à uma categoria de tamanha relevância, como a dos professores, no contexto de social que vivenciamos”.

“Fugir ao debate público, posteriormente utilizando-se das redes sociais como forma de construir um “monólogo”, normalmente endereçado as suas bases políticas, com ataques pessoais, usando termos pejorativos que atentam contra a honra de seus pares, não é condizente com o espírito democrático que se espera de parlamentares”, disse.

“Em virtude do meu licenciamento, na próxima sessão ordinária não será possível rebater as acusações, mas esperamos que, em favor da democracia, os nobres pares reconheçam de forma pública a grave falha de se esquivar do debate, proferindo ofensas pessoais, mas que, nas próximas vezes, seja privilegiado um debate direto, transparente e honesto”, completou.

Assista a sessão solene realizada na quinta-feira, 28


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo