Sessão solene marca comemoração de 50 anos da emancipação política de Botuverá

Autoridades e população lotaram a Câmara de Vereadores de Botuverá na noite de terça-feira, 5 de junho

Sessão solene marca comemoração de 50 anos da emancipação política de Botuverá

Autoridades e população lotaram a Câmara de Vereadores de Botuverá na noite de terça-feira, 5 de junho

Sessão especial lotou Câmara de Botuverá – Crédito: Sarita Gianesini

A noite de terça-feira, 5, foi de celebrar o cinquentenário da emancipação política de Botuverá na Câmara de Vereadores da cidade. Membros do executivo e legislativo atual e de gestões passadas foram à tribuna falar da evolução de Botuverá nos últimos cinquenta anos. 

> GALERIA: Botuverá – 50 anos


De acordo com o presidente da Câmara, Edson Vanelli (PMDB), a intenção da sessão solene foi homenagear as pessoas que fizeram parte do legislativo e executivo botuveraense.

– Mas é a população que merece essa comemoração, por estar fazendo a história do município. 

Emocionado, o atual prefeito, Zenor Francisco Sgrott, falou sobre a honra de ser o prefeito em exercício no ano do cinqüentenário. 

– Sou a testemunha viva da criação do município, não participei ativamente, mas sempre estava por perto de quem empreendeu a criação do município. 

As mudanças na cidade

Sgrott  observa que nos 50 anos como cidade, a transformação mais significativa foi na economia, que saiu da agricultura, para se tornar predominantemente industrial. 

O ex-prefeito de Botuverá Moacir Merizio concorda e  acrescenta que hoje, 65% da economia do município corresponde à indústria. 

–  Temos uma boa quantia no comércio, ficando a agricultura familiar com 15%. Como Brusque, temos hoje, 14 fiações, algumas confecções, como Brusque, Botuverá se transformou em município industrial.

Prefeito de 1973 a 1978, Sérgio José Colombi, observa que foram 50 anos de progresso. 

– Apesar de todas as dificuldades que os administradores encontraram, houve um progresso. Cada qual fez a sua parte para chegar onde chegamos. Graças a Deus, a população colaborou e nosso município chegou a um lugar de destaque no estado. 

Além do Cinquentenário de Botuverá, a sessão ainda mencionou o centenário da Paróquia São José. 

**Leia a notícia completa na edição de quinta-feira, 7. 


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio