Setor de Psicologia da Dpcami de Brusque é equipado com verbas de sentenças direcionadas pelo Poder Judiciário

Projeto foi desenvolvido pela psicóloga Isis Rodrigues e atendido pelo juiz Edemar Leopoldo Schlösser

Setor de Psicologia da Dpcami de Brusque é equipado com verbas de sentenças direcionadas pelo Poder Judiciário

Projeto foi desenvolvido pela psicóloga Isis Rodrigues e atendido pelo juiz Edemar Leopoldo Schlösser

Uma delegacia não é um ambiente infantil, mas infelizmente muitas crianças precisam frequentá-lo. Elas são vítimas de crimes como maus tratos e violência sexual, e tem suas brincadeiras interrompidas para contar o que aconteceu com elas. 
Até pouco tempo, o espaço que elas tinham para fazer esse relato doloroso, no qual muitas nem sabem como expressar por simplesmente não conhecerem as palavras que só deveriam fazer parte de seu vocabulário anos mais tarde, era um espaço frio, com poucos sinais de que serviria para atender uma criança.
Hoje, o Setor de Psicologia da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami) é uma sala ampla, iluminada e colorida, onde é quase possível esquecer onde ela está localizada. Um tapete com jogos, uma mesa de joaninha, brinquedos e livros criaram um ambiente onde a criança pode se sentir a colhida para expressar do seu modo o que lhe aconteceu. 
Todas essas cores e brincadeiras são fruto do projeto da nova psicóloga da casa, Isis Rodrigues. Recém chegada a Brusque, a mineira de traços delicados e fala mansa pode ser tranquilamente confundida com uma professora dedicada, daquelas que recebem maçãs dos alunos, mas a delicadeza é apenas um traço da profissional que abomina a violência contra a criança, e que por isso teve a iniciativa de criar um ambiente onde a acolhida dessa vítima frágil fosse cada vez menos dolorosa.
O departamento foi implantado com recursos de prestações pecuniárias de processos criminais convertidas em favor da delegacia, e somou cerca de R$ 3 mil. 
**Confira a reportagem completa na edição desta sexta-feira, 16 de novembro, do Jornal Município Dia a Dia. 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio