Sindicalistas de Brusque se reúnem com deputado federal Pedro Uczai

Encontro contou com a presença do parlamentar discutiu projetos da classe trabalhadora no Congresso

Sindicalistas de Brusque se reúnem com deputado federal Pedro Uczai

Encontro contou com a presença do parlamentar discutiu projetos da classe trabalhadora no Congresso

No sábado, 24 de agosto, o deputado federal Pedro Uczai (PT) esteve reunido com sindicalistas da classe trabalhadora de Brusque e região. O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb). Na ocasião, ele falou sobre projetos em tramitação no Congresso Nacional e que são de interesse da classe dos trabalhadores.

A presença do parlamentar se deu por conta de os sindicalistas saberem como anda a pauta de propostas de interesse do movimento sindical de trabalhadores. Entre eles a PEC 4330, que trata de expandir a terceirização de serviços no Brasil, redução da jornada de trabalho, fator previdenciário, entre outros.

Uczai destacou a importância do movimento sindical na conquista de direitos históricos da classe trabalhadora no Brasil. Também elogiou os manifestos das ruas, ocorridos este ano, algo que fez com que a presidente Dilma Roussef passasse a ouvir mais a sociedade civil organizada, algo que, até então, não ocorrera. “As ruas ajudam a mudar a história do país”, disse ele.

Ainda na ocasião, o deputado reforçou a necessidade de o movimento sindical de trabalhadores estar ativo e atento aos passos do Congresso, considerando que os deputados que representam a classe trabalhadora são minoria. “Grande parte das conquistas dos trabalhadores não se deu trabalhando. Foi se organizando, lutando. E o movimento sindical brasileiro, graças a ele que os trabalhadores têm o que têm hoje. Se for olhar em países vizinhos, muitos não têm nem 13º, nem férias”, frisou o deputado.

Presença 

Para o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, a interação entre o movimento sindical, representante de um número considerável de trabalhadores, e representantes da política com mandato em andamento é fundamental. “Dessa forma nós temos como saber a quantas andam propostas que são de interesse da classe trabalhadora e, ao mesmo tempo, podemos ter uma noção do que andam fazendo nossos representantes”, disse ele.

O encontro contou com a presença de diretores de diversos sindicatos de Brusque e região. Além do Sintricomb, também estiveram representadas do Sintrafite, Sintiplasqui, Sindmestre, Sintimmmeb, Comerciários, Sindicato Nacional dos Aposentados.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio