Sindicato dos servidores apresenta contraproposta à Prefeitura de Brusque

Próxima rodada de negociação será na terça-feira; entidade está otimista com pedido de 6,69% de reajuste

Sindicato dos servidores apresenta contraproposta à Prefeitura de Brusque

Próxima rodada de negociação será na terça-feira; entidade está otimista com pedido de 6,69% de reajuste

Na quarta-feira, 5, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque (Sinseb) e representantes da prefeitura se reuniram para mais uma rodada de negociação do reajuste salarial.

O sindicato rejeitou a proposta feita pela prefeitura no início de semana de um reajuste de 4,69%, dividido em duas parcelas, e apresentou uma contraproposta de 4,69% – inflação do período – mais ganho real de 2%, fechando em 6,69%. “Fomos bem firmes na questão do reajuste porque entendemos que os números da prefeitura permitem isso”, diz o presidente do sindicato, Orlando Soares Filho.

Ele ressalta que foram apresentadas contrapropostas também para a questão do auxílio-alimentação e auxílio-transporte. Na proposta da prefeitura, o aumento do benefício do vale-alimentação é inversamente proporcional ao salário, entretanto, o sindicato reivindica o mesmo valor para todos.

“Desde que foi criado o auxílio-alimentação a categoria vem lutando pelo valor idêntico para todos. Por isso, reduzimos a nossa proposta que era de R$ 376 para R$ 318”.

O que diz a prefeitura
O diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Willian Molina, destaca que a equipe da prefeitura irá analisar a capacidade do Executivo em assumir um valor percentual que em futuro próximo poderá comprometer a receita.

“Seria irresponsabilidade assumir uma condição, sem um planejamento de curto, médio e longo prazo e que possa comprometer o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 54%”.

De acordo com ele, a prefeitura já começou a fazer o levantamento de dados para conseguir identificar alguns pontos em que possa reter custos e chegar ao valor esperado pelos servidores.

“Entendemos os anseios dos servidor público, que merece um reajuste até maior, mas também não podemos impactar as finanças públicas. Vamos tentar achar uma solução que consiga propor um aumento razoável e que não comprometa os cofres da prefeitura”.

Nova negociação
A próxima rodada de negociação está marcada para a próxima terça-feira, 11. “Saímos otimistas da última reunião porque a coordenação autorizou a revisão dos números para tentar chegar ao nosso percentual”, afirma.

Telão na praça
Ainda na terça-feira, o presidente do Sinseb irá falar sobre a campanha salarial dos servidores na Câmara de Vereadores, por isso, está tentando viabilizar a instalação de um telão e um carro de som na praça Sesquicentenário, já que o plenário da Câmara não comporta o grande número de servidores que devem participar da sessão.

“Na última sessão a mobilização dos servidores foi espontânea, via rede social, e na semana que vem será muito maior, por isso, estamos planejando disponibilizar o telão para que todo mundo possa ver”.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo