Sindicatos promovem mobilização estadual em Brusque

Caminhada será realizada pelo Centro de Brusque nesta quinta-feira, 28, às 9h

Sindicatos promovem mobilização estadual em Brusque

Caminhada será realizada pelo Centro de Brusque nesta quinta-feira, 28, às 9h

Santa Catarina lidera o ranking nacional de acidentes e doenças de trabalho. De acordo com dados do governo federal, a cada 1 mil trabalhadores 22,4 sofrem de algum tipo de enfermidade ou tiveram um acidente no serviço. Para tentar mudar esta realidade diversas entidades do movimento sindical promovem o Movimento em Defesa da Vida (Movida), realizado anualmente em diferentes cidades. Em 2016, o Movida será em Brusque, com uma caminhada programada para amanhã de manhã.

Os trabalhadores e líderes sindicais se concentrarão em frente ao pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof e a partir das 9h percorrerão o Centro de Brusque com o fim da caminhada na praça Barão de Schneeburg. O coordenador estadual do Movida, Sabino Bussanello, afirma que o principal objetivo desta ação é chamar a atenção para o problema de acidentes de trabalho.

Bussanello afirma que a ideia é unir a sociedade civil, as entidades sindicais – em Brusque, por meio do Fórum Sindical – e os órgãos governamentais. Segundo ele, o Movida já realizou este tipo de conscientização em várias cidades com resultados promissores. Na prática, serviu para instigar os vereadores, sindicalistas, empresários e até mesmo deputados estaduais e pensar em políticas públicas voltadas para a vida do trabalhador.

“Foram elaborados projeto de lei sobre o assédio moral por causa da Fetiesc e do Movida”, afirma Bussanello, que também é integrante do departamento de formação sindical da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc).

No entanto, o secretário geral da Fetiesc, Landivo Fischer, destaca que a chave para o sucesso é a união entre as entidades, que assim podem promover a conscientização mais efetivamente, como acontece no Movida.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sintricomb), Izaías Otaviano, diz que a vinda do Movida para Brusque é importante para reforçar o trabalho que já é feito pelo sindicato. O Sintricomb possui cinco técnicos em segurança do trabalho que fiscalizam obras pela cidade periodicamente e conscientizam os operários sobre a importância dos equipamentos de proteção.

Izaías também destaca a lei municipal que criou o Abril Verde em Brusque neste ano. Para ele, a programação de palestras durante o mês foi importante também no esforço de reverter o quadro de doentes e acidentados no ambiente de trabalho no estado.

Amanhã, além da caminhada serão distribuídos panfletos para quem participar da caminhada. Na chegada, ainda haverá discurso de autoridades e sindicalistas sobre o tema da segurança no trabalho.


Serviço

Data: Nesta quinta-feira, 28
Saída: Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, às 9h
Chegada: Praça Barão de Schneeburg

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio