Sine de Brusque enfrenta dificuldades para resolver queixas da população; entenda os motivos

Maior parte dos problemas apresentados pelos moradores não são de responsabilidade do setor

Sine de Brusque enfrenta dificuldades para resolver queixas da população; entenda os motivos

Maior parte dos problemas apresentados pelos moradores não são de responsabilidade do setor

Em outubro deste 2022 o Sine completará 47 anos no Brasil. O programa foi criado para trabalhadores em busca de emprego no país. Falando somente de Brusque, a sede do município já possui mais de 30 anos de criação.

Embora há muitos anos servindo a população, o Sine tem enfrentando um problema repetitivo ao longo de sua história. Por ser confundido com outras instituições, o programa possui o desafio de explicar para as pessoas que não realiza funções que são de responsabilidade de outros lugares.

Fernando Santana de Castro, diretor do Sine de Brusque, explica que as pessoas costumam tentar resolver problemas de todos os tipos na sede, e acabam não conseguindo por não ser atribuição do Sine.

“Em Brusque, o Sine está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e somos do governo federal. Isso quer dizer que não há gasto algum para divulgar vagas de emprego aqui, apesar de muitas empresas ligarem para saber quanto cobramos. Muitas ainda acham que somos como uma agência de empregos”, conta o diretor.

“Porém, salientamos  a importância das empresas disponibilizarem as vagas para divulgação pelo Sine, pois recrutamos e encaminhamos o candidato que melhor se encaixa no perfil das vagas ofertadas”, complementa.

Problemas

São vários os problemas apresentados pelas pessoas que procuram o Sine e que não são de responsabilidade do programa. Em contato com a equipe que atua na unidade, o jornal O Município apurou que os mais diversos benefícios são procurados no local, sem sucesso.

Por exemplo, auxílio maternidade, auxílio doença e o histórico laboral são de responsabilidade do INSS, para onde o cidadão deve se dirigir. Já o pagamento do seguro-desemprego, FGTS, e questões relacionadas ao aplicativo Caixa Tem devem ser resolvidos diretamente na Caixa Caixa Econômica Federal. Já assuntos relacionados à carteira de trabalho digital, PIS e seguro-desemprego são tratados na agência local do Ministério do Trabalho.

Por outro lado, os assuntos que podem ser solucionados e esclarecidos pelo Sine são as questões relativas a vagas de emprego, entrada no pedido de seguro-desemprego, recrutamento do candidatos e intermediações do empregador e empregado.

Como se cadastrar

Para conseguir uma vaga de emprego por meio do Sine, os candidatos precisam procurar a unidade e realizar um cadastro. Lá devem ser informadas escolaridade, experiências profissionais e áreas de interesse, além de apresentar documentação que comprovante de residência em Brusque.

A partir disso, o sistema cruza as informações dos candidatos com os requisitos exigidos pelo empregador, apontando a vaga mais adequada de acordo com esses dados.

Em seguida, o usuário do Sine recebe uma carta de encaminhamento para entrevista, na qual consta a forma de contato com o empregador, o qual é responsável pela seleção.

Atualmente o Sine de Brusque conta com uma equipe de cinco pessoas, são elas:

História

Oficializado a partir da Lei 76.403, de 8 de outubro de 1975, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) veio atender, quase vinte anos depois, parte das exigências da Convenção nº. 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Aprovada em 1948 e ratificada pelo Brasil em 1957, a convenção pede que cada signatário crie e mantenha um serviço, de caráter público e gratuito, capaz de promover “a melhor organização possível do mercado de emprego, como parte integrante de um programa nacional destinado a assegurar e a manter o pleno emprego”.

Financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, o programa tornou-se um apoio de grande importância a quem procura emprego no Brasil, sendo muitas vezes a principal esperança de recolocação no mercado de trabalho.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo