Sintricomb realiza evento para iniciar as comemorações dos 60 anos

Programação conta com diversas atividades que serão realizadas até novembro

Sintricomb realiza evento para iniciar as comemorações dos 60 anos

Programação conta com diversas atividades que serão realizadas até novembro

Na noite desta segunda-feira, 2, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) realizou a solenidade de lançamento das comemorações de 60 anos da instituição. O evento, realizado na sede do sindicato, contou com a presença de diversas autoridades, associados, ex-presidentes e ex-diretores.

O presidente do Sintricomb, Izaías Otaviano, afirma que comemorar as seis décadas é muito importante, tendo em vista que diversos associados já passaram pelo sindicato. “Eles deixaram sua luta e conquista e muitos foram homenageados. Se hoje é difícil fazer o movimento sindical, imagina há 60 anos”, diz.

Segundo o presidente, a programação dos 60 anos contempla uma palestra a cada 15 dias sobre temas de interesse coletivo, totalizando seis eventos. O cronograma segue até o dia 23 de novembro, quando será realizado o 10º baile da Construção Civil, que ocorrerá na Sociedade Santos Dumont.

Além disso, serão intensificadas as atividades no “chão de fábrica”. “Já tivemos o Café na Obra, voltado a orientações para segurança do trabalhador”, diz.

Também foi lançada na noite desta terça-feira a cartilha de segurança, elaborada pelo Siticom de Joaçaba e cedido pelo Sinduscon ao Sintricomb, em parceria com a Fiesc. O livreto traz informações relevantes para os associados, como o uso dos equipamentos de segurança. Segundo o presidente, o item deve ser entregue para todos os associados do sindicato.

Homenageados

Além de iniciar as comemorações, a solenidade também homenageou associados do sindicato. Foram homenageados Elio Manoel Pinto e Valentim Brasciani, ex-presidentes; Francisco Tomasi, ex-diretor; Rosana Letzov, ex-assessora jurídica; e Eliseu Schmitz, diretor financeiro.

O diretor financeiro do sindicato, Eliseu Schmitz, que atua no cargo há 31 anos, foi homenageado pelos serviços prestados. Para ele, atuar no sindicato há tanto tempo “é uma graça divina”. “Iniciamos sem esperar que chegaríamos a um momento desses. Às vezes a pessoa passa um mês, ou um ano no local, e estamos aqui há 30 anos”.

Ele afirma que a homenagem é um reconhecimento muito importante. “São coisas que a gente vai plantando e colhendo, que crescem sem a gente esperar”, avalia.

Elio Manoel Pinto diz que praticamente começou o sindicato na cidade. “Na década de 70, quando começou, a gente trabalhava de graça. Trabalhávamos durante o dia, e à noite nós trabalhávamos no sindicato, que na época não tinha sede”, conta.

Ele diz que não há registros dos trabalhos feitos na época pois eles foram perdidos durante enchente. Para o ex-presidente, ver o sindicato crescendo é uma honra. “Nós começamos e hoje está essa potência. Esse reconhecimento me faz lembrar aquela época”, finaliza.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo