Sisam realiza melhorias na área de captação de água em São João Batista

Benfeitorias incluem instalação de guarda-corpos, extensão da rede de energia e iluminação de terreno na Vargem Pequena

Sisam realiza melhorias na área de captação de água em São João Batista

Benfeitorias incluem instalação de guarda-corpos, extensão da rede de energia e iluminação de terreno na Vargem Pequena

Diferente do que muitos pensam, a água que abastece o município de São João Batista não vem do Rio Tijucas e sim do Ribeirão Vargem Pequena. Lá, existe uma barragem que capta, aproximadamente, 95 litros de água por segundo. Para proteger esta estrutura, o Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal (Sisam) tem efetuado uma série de investimentos no local.

Desde o segundo semestre de 2018, foi ampliada em 400 metros a cerca que protege o terreno, revitalizada a sinalização e iniciada a instalação de guarda-corpos na margem da barragem. E, após acordo com a Celesc, vem sendo executada a extensão da rede de energia elétrica via subterrâneo (para não prejudicar a vegetação), permitindo, assim, a iluminação do local, com postes e refletores.

“Com o abastecimento energia elétrica, o Sisam já se prepara também para a automatização da abertura da comporta que realiza a drenagem e a limpeza dos blocos de areia da barragem de captação. É mais uma melhoria que, em breve, pretendemos viabilizar”, destaca a diretora-executiva do Sisam, Andréia Costa Azevedo.

Conforme ela explica, os investimentos permitirão ainda a ampliação dos projetos de educação ambiental realizados pela autarquia. Já que, quando as melhorias forem concluídas, a área da captação ficará apta a receber a visita de estudantes da rede municipal de ensino, assim como atualmente já ocorre na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sisam.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio