Sistemas dos semáforos de Brusque devem ser atualizados em 2022

Setor de Trânsito estuda formas de investimentos

Sistemas dos semáforos de Brusque devem ser atualizados em 2022

Setor de Trânsito estuda formas de investimentos

O setor de Trânsito da Secretaria de Infraestrutura Estratégica estuda opções para atualizar os sistemas dos semáforos de Brusque em 2022. Dos 32 semáforos da cidade, alguns são antigos e trazem problemas na sincronização. De acordo com o diretor Renato Bianchi, ou será feito um edital de licitação ou será feito investimento via parceria público-privada.

Na última semana, leitores do jornal O Município relataram trânsito lento na avenida Otto Renaux, causado pela falta de sincronização entre os semáforos. A situação chamou a atenção por não existirem motivos explícitos para o engarrafamento, como um acidente. Já Renato aponta que a secretaria recebe reclamações no tráfego do cruzamento da Travessa Lagoa Dourada com a rua Santa Cruz, no Thomaz Coelho.

Luiz Antonello/O Município

O diretor explica que os semáforos contam com uma placa, que é o sistema. Lá, são inseridos os planos. A manutenção dos semáforos ocorre manualmente uma vez por semana, feita por dois funcionários. Neste momento, é visto se o equipamento saiu da sincronização. Contudo, não é possível sincronizar para todos os tempos.

“Tem uns que conseguem fazer três modos durante o dia: intermitente, horário de pico e comercial. Em certo horário preciso que ele esteja aberto, por exemplo”, explica.

Ainda, fatores externos podem atrapalhar essa sincronização, como uma queda de energia elétrica. Já com o novo sistema, a aplicação do plano e a sincronização poderia ocorrer de dentro da secretaria, sem necessidade de deslocamento da equipe até o local.

Outra facilidade com a atualização é, no futuro, interligar mais semáforos por meio de um fio. “No Centro, há interligação por fio entre os semáforos do cruzamento próximo da imobiliária Moresco, ao chafariz, que dá até o Bandeirantes. Para fazer em outros pontos, é muito complicado, precisaria atualizar as placas”, continua.

Formas de investimentos

Segundo Renato, já foi realizado um levantamento e há um estudo feito para atualizar as placas. Agora, o próximo passo é criar o edital.

Porém, ainda está em discussão se o investimento será através de licitação ou parceria público-privada. A expectativa é que o novo sistema seja implantado ao longo do próximo ano.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo