3ª Festa Típica da Adanpib reforça herança italiana de São João Batista

Evento ocorre neste fim de semana e terá atração nacional

3ª Festa Típica da Adanpib reforça herança italiana de São João Batista

Evento ocorre neste fim de semana e terá atração nacional

São João Batista é a cidade berço da imigração italiana no Brasil. Com o objetivo de propagar essa informação e reforçar a cultura do país europeu, a Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (Adanpib) realiza a sua 3ª Festa Típica neste fim de semana, na Igreja São José, no bairro Colônia Nova Itália.

José Sardo, o Saulo, presidente da Adanpib e memorialista, explica que a grande atração da festa será a Família Paganini. Ele ressalta que o grupo é conhecido no Brasil e na Itália, onde já esteve. A Família Paganini se apresentará tanto no sábado, 14, à noite, quanto no domingo.

Saulo também destaca o show do renomado cantor de música italiana Valmir Bertotti, no domingo, 15, após a missa que ocorrerá às 9h30.

Apoio municipal

O prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, diz que o poder público tem tomado diversas ações depois que o historiador Paulo Kons trouxe à tona, novamente, a história do pioneirismo italiano em solo batistense.

A Câmara de Vereadores aprovou a mudança do nome do bairro de Colônia para Colônia Nova Itália. O Legislativo também autorizou a cessão de um terreno para que a Adanpib construa sua sede e um museu ou casa de cultura.

Cândido acrescenta que até mesmo um curso de culinária italiana deve ser realizado, assim como o italiano deve ser incentivado nas escolas. “É preciso que o povo tenha na sua veia a sua cultura italiana”.

Pioneirismo

A 3ª Festa da Adanpib reforça que foi na antiga Colônia Nova Itália, hoje São João Batista, onde chegaram os primeiros italianos ao Brasil. Esse título hoje pertence a Santa Teresa (ES), apesar dos fatos históricos mostrarem o contrário.

O historiador Paulo Kons explica que os pioneiros imigrantes italianos, que viriam colonizar e desenvolver terras brasileiras, aportaram em março de 1836 na baía norte da Ilha de Santa Catarina, hoje Florianópolis, transportados pelo navio Correio.

No mesmo ano, foi fundada, por 132 imigrantes católicos do Reino da Sardenha (precursor do Reino de Itália), a primeira colônia de italianos no Brasil, a Colônia Nova Itália, localizada no Alto Vale do Rio “Tijucas-grande”, atual município de São João Batista, em Santa Catarina.

A iniciativa de criação e instalação da Colônia Nova Itália foi do médico e violinista Henrique Ambauer Schutel, natural de Milão, agente consular do rei de Sardenha e detentor da cidadania suíça, e de Carlo Demaria, cidadão inglês (por ter nascido em Gibraltar, possessão inglesa) com raízes em Gênova, armador. Em 1835, ambos constituem a empresa Demaria & Schutel, Sociedade particular de colonização.

Programação

Local: Igreja São José, Colônia Nova Itália, São João Batista
Sábado, 14
Baile a partir das 22h, com a banda Família Paganini, de Arroio Trinta (ingressos limitados: R$ 20).
Domingo, 15
Santa Missa, às 9h30
Tradicional almoço, a partir das 11h30, seguido de várias atrações culturais, como o show do renomado cantor de música italiana Valmir Bertotti, encerrando com a Banda Família Paganini (show com duração de 2h).

Telefone para comprar tíquetes para o almoço: 48 99649-3386

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo