Desfile cívico celebra os 61 anos de São João Batista

Tema escolhido foi São João Batista – Cidade Acolhedora: Da colonização à industrialização

Desfile cívico celebra os 61 anos de São João Batista

Tema escolhido foi São João Batista – Cidade Acolhedora: Da colonização à industrialização

Era por volta das 13h de sábado, 13, quando os pais e toda a comunidade começavam a chegar na rua Leoberto Leal para garantir um espaço nas calçadas. Na avenida Egídio Manoel Cordeiro, ao lado da rodoviária, as escolas e bandas de fanfarras organizavam seus pelotões e faziam a concentração. E, às 14h15, as sirenes dos caminhões do Corpo de Bombeiros anunciavam o início do desfile festivo em comemoração aos 61 anos de São João Batista.

O tema deste ano foi “São João Batista – Cidade Acolhedora: Da colonização à Industrialização”. Além de escolas, fanfarras e entidades da cidade, o evento, organizado pela Secretaria de Educação e pela Fundação de Cultura e Juventude (Funjuve), contou com a participação de grupos de municípios vizinhos.

Organizados em pelotões, o desfile iniciou pela rua Ramão Pedro Rodrigues, ao lado da rodoviária e seguiu pela rua Leoberto Leal, finalizando próximo ao Supermercado Macris (antigo Remael).

Miriany Farias

A cuidadora de idosos Mônica Sueli Andrade, 61 anos, mora em São João Batista há dez anos e desde então sempre prestigia os desfiles no município. “Eu gosto bastante e meu neto Kauê, de 13 anos, também desfila”, conta.

Há dois meses em São João Batista, a pensionista Carmem Marli Alves, 53, estava bastante empolgada com o evento. “Está muito bonito, tudo muito bem organizado. Na minha cidade não tinha esses desfiles de aniversário”, comenta.

Miriany Farias

Natural de Torres (RS), ela mudou-se para o município para ficar mais próxima da filha. “Gostei bastante da cidade, e o que me chamou a atenção foi a educação no trânsito das pessoas”, diz.

Os músicos Luan Ocampos, 29, trombonista, Gizela Oliveira, 32, saxofonista, e Ildison Luis Oliveira Ávila Junior, 39, baterista, integraram a banda municipal de Bombinhas. Este foi o primeiro ano que a orquestra participou do desfile no município. Durante o trajeto, a banda apresentou quatro músicas ao público.

Miriany Farias

Resgate da história
O secretário de Educação, Edésio Tomasi, explica que a escolha do tema foi com o objetivo de resgatar a cultura tanto açoriana quanto italiana, que são fortes no município. “Percebemos que o desfile festivo seria o momento adequado para mostrar e chamar a população para participar”, diz.

Segundo ele, a ideia foi traçar uma linha do tempo entre a colonização à industrialização, passando por vários enfoques como: as colonizações açoriana e italiana, justiça social, indústria do açúcar, indústria do calçado, modernização, diversidade cultural, entidades representativas e fechando com educação pela paz.

“Conseguimos fazer um resgate da história, integrar nosso povo e mostrar o potencial sociocultural e econômico de São João Batista”, afirma.

Miriany Farias

O tema foi dividido em subtemas para cada escola pesquisar e trabalhar com os alunos o que seria apresentado no desfile. “Ficamos felizes que a população entendeu nosso objetivo e participou até o final de forma calorosa e com muitos elogios a todos os envolvidos”.

“Juntos, fizeram com que o desfile fosse o sucesso que foi. Com certeza foi um trabalho árduo, mas educação se faz com amor e dedicação”, finaliza.

Miriany Farias
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo