Mais de 220 pessoas participam da 1ª Festa Junina da Adanpib, em São João Batista

Evento ocorreu na noite de sábado, no salão de festas da Capela São José, em Colônia Nova Itália

Mais de 220 pessoas participam da 1ª Festa Junina da Adanpib, em São João Batista

Evento ocorreu na noite de sábado, no salão de festas da Capela São José, em Colônia Nova Itália

A Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (Adanpib) promoveu no sábado, 29, o primeiro Encontro Junino, no salão de festas da Capela São José, no bairro Colônia Nova Itália. O evento foi voltado para a diretoria e associados.

Mais de 220 pessoas participaram da confraternização, superando a expectativa da organização. O presidente da associação, José Sardo, conhecido como Saulo, informa que a diretoria é formada por 30 membros de várias cidades do estado, que se reúnem mensalmente e sempre com uma confraternização no final.

Durante uma das reuniões, o objetivo foi cadastrar novos associados, pois a associação contava, até então, com pouco mais de 50 participantes. “Foi realizada uma campanha na comunidade de Colônia Nova Itália, onde passamos em cada casa para dar a oportunidade aos descendentes, amigos e moradores de fazerem parte da Adanpib”, explica Sardo.

Durante 20 dias, o presidente, junto ao segundo tesoureiro Elson Peixer, a diretora de estrutura promocional Elizete Peixer e integrantes do conselho de administração Almir Peixer e Orli Angeli visitaram as famílias. “Na oportunidade falamos sobre o trabalho da Adanpib e da importância de recebe-los como sócios. Deixamos as fichas de cadastro e passamos posteriormente para recolher. E todos já foram convidados para a festa de sábado”, conta Elizete.

Para a realização da festa, Elizete explica que cada integrante da diretoria contribuiu com um valor espontâneo e com alguns produtos. “Nós mesmos que organizamos tudo com muito empenho e carinho e atingimos nosso objetivo com uma linda confraternização”, diz.

Divulgação

Quase 500 associados
O presidente revela que agora, a associação conta com quase 500 associados. “Mas o melhor de tudo é que os descendentes e amigos estão procurando a Adanpib para serem sócios”, comemora Sardo.

Para Elizete, a festa de sábado é um tipo de encontro que mais representa o resgate da cultura italiana. “A comunidade estava presente, vizinhos, parentes, amigos, descendentes que vieram de longe e encontraram parentes e amigos. Estava um ambiente alegre, com boa conversa, música e comidas que fizeram relembras as coisas boas da roça e infância”.

O evento foi totalmente gratuito para os participantes, e com isso, as crianças tiveram a liberdade para brincarem e correrem alegremente, sem precisarem pedir aos pais para comprarem comida. “Era como se estivessem na casa dos avós, como vivemos antigamente”, diz Elizete.

Divulgação

Próximos eventos
A diretora de estrutura promocional ressalta que a festa foi um sucesso e, inclusive, requisitado para que ocorra no próximo ano. “Vamos reunir a diretoria para ver a possibilidade de fazer parte do calendário da associação, pois já temos outros dois eventos no ano”, diz.

Em setembro, a associação realizará ainda o primeiro baile, que ocorrerá no dia 14. Já no dia seguinte, 15, ocorrerá a 3ª festa da Adanpib, com animação da banda Família Paganini, de Arroio Trinta, Oeste Catarinense. “Inclusive, já estamos com ingressos à venda para o baile e cartão do almoço”, informa.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo