Sobe para 56 o número de municípios prejudicados pelas chuvas em SC

Somente em Rio do Sul, há quase 2 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas

Sobe para 56 o número de municípios prejudicados pelas chuvas em SC

Somente em Rio do Sul, há quase 2 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas

Até o fim da tarde deste domingo, 22 de setembro, a Defesa Civil do Estado contabilizava 56 cidades com problemas decorrentes das chuvas dos últimos dias. Cerca de 4 mil pessoas estavam desabrigadas ou desalojadas e mais de 1.300 casas haviam sido danificadas pela inundação, destelhamento, granizo ou deslizamento de terra.
A situação mais crítica é em Rio do Sul, onde o rio deve chegar a 11,5 metros acima do normal, inundando quase toda a cidade. Somente em Rio do Sul, há 1.050 pessoas desalojadas e 472 desabrigadas. Em Blumenau, a previsão é de que o rio chegue a 11 metros. A cidade se preparou para os alagamentos com 23 abrigos, o desligamento preventivo de energia nas ruas próximas do leito do rio e uma força-tarefa envolvendo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros, prefeitura, escolas e outras instituições.

O volume de chuva nos últimos três dias são superiores à média esperada para todo o mês setembro. Os volumes mais significativos concentraram no Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, como Rancho Queimado (242mm), Rio do Campo (213mm), Ituporanga (194mm), Presidente Getúlio (189mm), Bom Jardim da Serra (186mm), Ponte Alta (180mm), Curitibanos (179mm), Timbó (161mm) e Schroeder (161mm).

As Barragens de Ituporanga e de Taió estão sendo operadas de forma a minimizar ao máximo o impacto das inundações em Rio do Sul e o risco de inundação em Taió, que está em cota de Alerta. 

A Barragem de Ituporanga está com 2 das 5 comportas fechadas e já verteu; a Barragem de Taió está com as 7 comportas fechadas, com cerca de 60% de sua capacidade de suporte. Já a Barragem de José Boiteux está com as duas comportas fechadas, com 40% da capacidade.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio