Stand-up de Dona Trude será esquete mensal apresentado em Guabiruba

Série de espetáculos teve início no último final de semana

Stand-up de Dona Trude será esquete mensal apresentado em Guabiruba

Série de espetáculos teve início no último final de semana

Empolgada para conhecer a Terra Santa, a guabirubense Dona Trude revelou, em espetáculo stand-up no Empório Bioleben, o que levou na mala para a primeira viagem que fez sozinha. Essa foi a primeira de várias peças da personagem que serão apresentadas no local, a começar pelo espetáculo “Dona Trude em Viagem à Terra Santa”, que estreou no dia 26.

A atriz Jenifer Schlindwein, que dá vida à Dona Trude, conta que o texto da peça foi desenvolvido pelo dramaturgo Vitor Hochsprung. “Em conversas com ele, há mais ou menos dois meses, surgiu a ideia de fazer episódios mensais com histórias curtas, para serem apresentadas no Empório Bioleben.”

Na peça, Dona Trude está ansiosa para fazer uma viagem de excursão. Ela foi sorteada numa promoção de rádio e seu destino é Jerusalém, a Terra Santa, e, pela primeira vez, Trude fará uma viagem sem seu grande amor, Rubens. Essa situação deixa a personagem num mix de sentimentos, que são retratados ao longo do stand up em que a protagonista conta suas expectativas e os preparativos para a viagem.

“Fica o convite da Dona Trude, essa senhorinha que está muito empolgada e animada para arrancar risadas das pessoas e que tem um coração gigante para recebê-las”, diz Jenifer.

Uma Oma tradicional
A personagem Dona Trude surgiu de pesquisa de campo que a atriz fez com base nas características do município de Guabiruba. Além de fazer parte do portfólio pessoal da artista, é uma colaboração com o meio cultural da cidade.

“A pesquisa foi feita junto ao Vitor, que escreveu o texto, e o ator Luiz Gustavo Brusque para a peça ‘Escutaqui’. Ela é uma idosa que carrega a tradição alemã nos trejeitos, no sotaque. Todas as nuances vêm dessa tradição”, explica a atriz.

Nas peças, Dona Trude conta um pouco de sua realidade. “Tudo é baseado em relatos e histórias dos moradores da cidade, isso tudo serve de subsídio para a personagem.” Segundo Jenifer, ela é uma Oma que embarca em histórias divertidas em seu cotidiano, e resgata, por exemplo, o Dragão de Guabiruba, o avião que caiu no bairro Aymoré, entre outros acontecimentos e fatos da cidade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio