Goy lembra que quando adolescente, por volta dos 14, 15 anos, admirava muitas das motos que hoje fazem parte de sua coleção.
Eu achava essas motos lindas, mas só via passar. Era uma coisa muito cara na época. A moto custava bem mais caro que carro.
Proprietário
Hoje, o empresário tem sete motos da década de 1970 e uma da década de 1960. Seis delas são Honda, uma Yamaha e uma Jawa.
Proprietário
A coleção iniciou em 2005, quando Goy viu em um classificado de jornal a moto Honda CB 400 Four, ano 1975.
A moto estava em Blumenau e, após iniciar conversa com o antigo proprietário por telefone, Goy foi até a cidade vizinha para conferir o estado da moto.
Proprietário
O negócio foi fechado e um amigo do empresário trouxe a moto para Brusque.
Dei uma ajeitada nela. Tudo que faltava eu fui procurando e colocando o original.
A CB 400 vermelha é uma das preferidas de Goy.
É a moto que ele mais usa e, por isso, tem um carinho especial.
Gosto igual de todas., mas a que mais ando e mais satisfaz é essa vermelhinha. Tenho ela há mais tempo e é a que confio mais.
Também faz parte da coleção do empresário brusquense a CB 750 Four modelo K, ano 1975, que foi eleita a moto do século 20.
Esta foi a última aquisição de Goy para a coleção.
Proprietário
De todas as motos que Goy tem em sua coleção, a mais rara é a Yamaha 50 cilindradas dourada, ano 1972.
A motocicleta veio parar na coleção do brusquense de forma inusitada.
Um amigo de Goy, que mora em Gaspar, infartou e foi levado para o hospital em Blumenau.
Lá, ficou no mesmo quarto de um senhor de 80 anos. Os dois começaram a conversar e o amigo do brusquense descobriu que o idoso tinha essa moto em casa.
Eles chegaram no assunto de moto e o senhor comentou com ele sobre essa. Meu amigo viu a foto da moto e do hospital mandou para mim.
O brusquense foi até Blumenau ver a moto e comprou o item raro para a coleção.
Isso deve fazer uns oito anos. A moto estava toda desmontada. Eu montei ela e está com todas as peças originais. Como eu peguei ela, ficou.
A moto Jawa, ano 1963, é a mais antiga da coleção.
A motocicleta está praticamente original. O único item que não veio de fábrica é o banco.
O original foi perdido durante o transporte da moto para a coleção de Goy.
Tinha um mecânico de Brusque, bem conceituado, o nome dela era Fritz. Ele tinha essa moto desmontada desde 1972. Um amigo meu comprou, levou num mecânico para montar e depois de um tempo vendeu ela pra mim.
De acordo com o empresário, a moto funciona perfeitamente e também era muito usada pelos brusquenses na década de 1970.
Manter a coleção é um hobby que faz muito bem para o empresário.
Proprietário
Reportagem, fotos e vídeos
Bárbara Sales
Edição de Texto
Marcelo Reis
Identidade visual
Djoni Paul Richter
Estratégias Digitais
Wendel Rudolfo