Em Guabiruba, poucas competições de futebol de campo aconteceram no feminino. O campeonato municipal de futsal, porém, começou em 2005, com cerca de oito equipes, e, após dois anos paralisado por causa da pandemia, retorna em 2022.
O Fênix, equipe formada inicialmente por estudantes do colégio João Boos, participa desde o primeiro campeonato.
O time de Pepe também chegou a ser conhecido como Solução/Nertex, por causa dos patrocinadores. “O Alex Baumgartner, que infelizmente faleceu, foi um dos que nos ajudou bastante. Eles acreditaram na gente e começaram a nos auxiliar”, lembra.
Desde que iniciou, o campeonato municipal feminino só se mudou para o campo em 2012, quando o ginásio municipal estava em reformas.
Além do campeonato municipal, as jogadoras também disputam os Jogos Comunitários.
Eduarda Schweigert, que também joga no Fênix, acredita que o futebol feminino segue em crescimento em Guabiruba, mas que ainda existe um caminho a ser trilhado. Ela destaca que, para muitas meninas e mulheres, o esporte é visto como um hobby para os participantes, que acabam priorizando outras atividades, às vezes justamente por não terem incentivo para focar no futebol.
"Sabemos que tudo pode ser melhorado, aperfeiçoado e evoluído. Porém, hoje vejo que o esporte se tornou uma grande ferramenta de saúde para nossa cidade. O que na minha opinião poderíamos discutir e pensar, é termos uma modalidade do futebol que represente nossa cidade em nível de competição”, completa Eduarda.
D&S foi a equipe campeã da última edição do municipal feminino, em 2019.
Para este ano, seis equipes devem disputar o municipal feminino. A novidade é que, para que a competição tenha mais jogos, as equipes decidiram instituir o pagamento de taxa de inscrição e ampliar a duração da competição.
Equipes participantes do municipal em 2022:
Tor Futsal, FênixBoos, FutsalPBS, Futsal, Aliadas do Futsal, D&S Futsal e Zuup NT.