O Olaria, que tem sua sede no Guabiruba Sul, é o time hegemônico do futebol municipal nos últimos tempos. A equipe venceu as últimas quatro edições do campeonato municipal e, desde 2007, venceu nove entre 13 títulos possíveis.
Apesar de todo sucesso esportivo, o Olaria se orgulha de ser uma família além de apenas um clube. A base do time que disputa o campeonato municipal é do próprio bairro e o clube também se importa em fazer parte e se envolver na comunidade.
Jogos e campeonatos de bocha fazem parte da rotina na sede do Olaria.
Antes da fundação do Olaria, o Guabiruba Sul era representado pelo Cerâmica nos campeonatos . O clube foi fundado pelo desejo de se criar um espaço esportivo no Guabiruba Sul, que tinha poucas opções na época.
Em 15 de abril de 1987, em uma reunião na casa de Arlindo Conceição, um grupo se formou e o Clube Esportivo e Recreativo Olaria foi fundado. O primeiro presidente foi Arno José Koehler.
O terreno onde o Olaria se estabeleceu foi cedido pela família de Orlando Westarb, que dá nome ao estádio atual.
Hoje, o Olaria, que tem cerca de 150 sócios, conta com uma sede com capacidade para quase 650 pessoas, que fica em um terreno de quase 23 mil metros quadrados.
A sociedade ainda conta com campo de futebol com iluminação, arquibancada, restaurante e lanchonete. Também um campo sintético, parque, quadra de areia, cancha de bocha e quiosque para 122 pessoas.
Arquibancada do Orlando Westarb tem capacidade para cerca de 300 pessoas.
O campo do Olaria é utilizado há anos para treinamentos de vários clubes que vêm até a região para enfrentar o Brusque. Cruzeiro, Botafogo, Ceará, Atlético-GO e o próprio Quadricolor se preparam para jogos importantes no estádio Orlando Westarb.
Muro está sendo construído nos fundos do campo de futebol do estádio, fruto de investimento de patrocinadores.
Quiosque é um dos diferenciais do clube na cidade e é alugado para realização de eventos.
“Cada presidente e cada diretoria teve uma participação muito especial. Primeiro, tínhamos um terreno, depois foi comprado outro de um vizinho, da família Fagundes. Cada presidente se dedicou e comprou uma parte”, lembra Vilmar Ebel.
O ano de 2007 acabou sendo um marco na história do Olaria. O clube passou por uma mudança de estatuto, iniciou a construção da sede, que foi inaugurada em 2008, e, de quebra, conquistou o primeiro de uma série de títulos municipais.
Desde então, o time de futebol do Olaria é um grande sucesso. A equipe que ficou 20 anos em busca
de seu primeiro título venceu
nove desde então.
Além disso, conquistou em 2013, de forma invicta, o campeonato regional organizado pela SDR, que reunia os campeões de oito cidades da região. Atualmente, é o time a ser batido em Guabiruba.