Tabelionato de Notas e Protestos de Brusque será desmembrado

Devido a transição, local estará fechado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro

Tabelionato de Notas e Protestos de Brusque será desmembrado

Devido a transição, local estará fechado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro

A partir de dezembro, o 2º Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos de Brusque será desmembrado em dois cartórios: 2º Tabelionato de Protesto de Títulos e 2º Tabelionato de Notas. A alteração é uma determinação da juíza diretora do Foro, Claudia Ribas Marinho, devido a demanda e o crescimento da cidade. “Esse era um pleito antigo do município: a separação do Cartório de Protesto do de Notas”, afirma a chefe da secretaria do Foro, Joanina Dognini.

Segundo ela, há muito tempo o tabelionato estava funcionando sem um titular, o que dificultava o processo de desmembramento. Agora, com a nomeação de Rodrigo Oppitz Alves e Grazziela Guerra Bacelete após o concurso público, será possível fazer a alteração. “O concurso veio suprir a falta de titulares. O concurso iniciou em 2012, foi um processo bastante longo, com várias fases, inclusive prova oral, por isso, só agora temos os titulares”, explica.

Devido a transição, o tabelionato estará fechado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro para a transmissão do acervo aos novos titulares. Os casos urgentes e os atendimentos anteriormente agendados deverão ser realizados em regime de plantão.

Protestos e notas

O Tabelionato de Protesto é por onde passa o processo de dívidas antes de chegar à via judicial. “É onde são processados boletos, notas promissórias, qualquer dívida que a pessoa não salda e, então, manda para protesto para cobrar”.

Já o Tabelionato de Notas realiza inventários, escrituras, testamentos, autenticação de cópias e reconhecimento de firmas.

Endereços

Como serão desmembrados, os tabelionatos atenderão em endereços diferentes. O 2º Tabelionato de Protesto de Títulos funcionará na rua Henrich Ricard Bruno Erbe, 25, Centro, no Edifício Duo Office, sala 309, no 3º andar.

Já o 2º Tabelionato de Notas permanecerá no atual endereço, ou seja, na rua Alexandre Athanásio Gevaerd, 79, Centro, sala 2, Edifício Guilherme.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio