Taxa de letalidade da Covid-19 em Brusque é a menor entre as maiores cidades do estado

Diretora da Vigilância em Saúde afirma que número é reflexo da vacinação e protocolos de cuidados

Taxa de letalidade da Covid-19 em Brusque é a menor entre as maiores cidades do estado

Diretora da Vigilância em Saúde afirma que número é reflexo da vacinação e protocolos de cuidados

Brusque tem a menor taxa de letalidade da Covid-19 entre as maiores cidades de Santa Catarina. É o que aponta o levantamento feito pela reportagem do jornal O Município em consulta ao painel Coronavírus do governo do estado. Os dados foram apurados em 15 de julho.

Em Brusque, a taxa de letalidade da doença é de 1,03%. Tubarão, no Sul do estado, tem a maior taxa de letalidade entre as 15 cidades, com 2,06%, ou seja, 1,03% a mais. Entre as cidades da região, Blumenau tem taxa de 1,09%, enquanto Itajaí atingiu a letalidade de 2%.

A capital do estado, Florianópolis marca taxa de 1,30%, já Balneário Camboriú aponta 1,52%; Joinville com 1,63% e Chapecó com 1,81%. A taxa de letalidade é contabilizada entre o número de mortes em decorrência de doença pelo número de pacientes infectados.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, atualmente Brusque contabiliza 289 óbitos em decorrência da doença.

Número positivo

Para a diretora da Vigilância em Saúde de Brusque, Ariane Fischer, o número é reflexo da testagem em massa e dos protocolos de cuidados e prevenção.

“A testagem em massa, cumprimento do isolamento social, principalmente dos contatos, retaguarda de suporte da atenção básica com preparo para atender a população. Grande parte da população seguiu os protocolos de cuidados, e, claro, o avanço a passos largos da vacinação”, avalia.

Ela ainda acrescenta que a Secretaria de Saúde espera que o número continue diminuindo nas próximas semanas. “Já diminuiu o número de internados e pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), reflexo da vacina, e avante a perspectiva é a redução desses números”, salienta.

O secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, avalia positivamente a baixa taxa de letalidade em Brusque.

“A nossa taxa de letalidade realmente é a mais baixa da região. Ela sempre foi a mais baixa aqui no Vale do Itajaí, só perdia para Blumenau. Ela sempre esteve abaixo daquelas cidades como Porto Feliz, Rancho Queimado e Chapecó que o pessoal divulgava que tinha baixa taxa de letalidade devido ao tratamento precoce. Acredito que isso se deve à aderência da população às medidas de isolamento”, pontua.

Para o secretário, a população evitou realizar aglomerações, festas e ficou mais em casa. “É um dado concreto. É o momento de reconhecer essas ações e as ações do poder público na divulgação das medidas e cuidados, do Centro de Triagem que atendeu muita gente e testou muitos pacientes, além de encaminhar logo ao atendimento hospitalar”.

Souza ainda acrescenta que os números devem continuar diminuindo, devido à vacinação. “Estive hoje no hospital e vi que os números de internação caíram e na UTI também. O número de óbitos de infectados recentemente também caiu. Os óbitos que ocorreram foram pessoas que já estavam hospitalizadas devido à segunda onda”, finaliza.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo