Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

TCE-SC encabeça discussão sobre municípios que não arrecadam o suficiente para se manter

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

TCE-SC encabeça discussão sobre municípios que não arrecadam o suficiente para se manter

Raul Sartori

Pobreza municipal
O Tribunal de Contas do Estado, numa atitude sobretudo cidadã e de respeito ao contribuinte, que é quem quita a fatura, se conscientizou que tem fazer algo no delicado problema que hoje envolve 105 municípios cuja receita é insuficiente para se manter. Chamou o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Joares Ponticelli, prefeito de Tubarão, para um começo de conversa.

Inquisição
O Estado brasileiro é laico, e isto significa, por exemplo, que o ensino não deve ser específico de nenhuma religião. Está na Carta Magna. Mas tem os que não sabem ler ou não querem ouvir, como vereadores de Balneário Camboriú, prestes a aprovar projeto que obriga a leitura da Bíblia em suas escolas.

Veja também:
Jornal O Município amplia atuação em São João Batista com encarte impresso e portal na internet

Justiça nega retorno à prefeitura de dentista demitido por falsificar registro do ponto

Processo que discute posse da Villa Renaux será julgado na Vara da Fazenda

 

Porta-voz
Alguns deputados estaduais estão muito chateados com a forma como o governador Carlos Moisés está fazendo drásticas mudanças na sua administração. Não os tem convidado para dar opiniões. Pelo contrário, os informa de suas decisões – como o fechamento de representações regionais da Secretaria da Saúde, Epagri e Celesc – através do Diário Oficial do Estado.

Bom senso
Finalmente, bom senso. A Policia Rodoviária Federal constatou que lombadas eletrônicas instaladas em uma espécie de portal na BR 101, na região metropolitana de Florianópolis, na verdade só serviam para criar enormes retenções de trânsito com a limitação, ali, ao máximo de 80 km/h. Serão retiradas. Muitos motoristas roda-presa, temerosos de multas, no local preferem baixar a velocidade para 60 km/h, 50 km/h….. E quem vem atrás que ponha o pé no freio.

Vice-líder
Em baixa há algum tempo, os congressistas catarinenses começam a brilhar um pouco. O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC) que foi um fiel escudeiro e cabo eleitoral de primeira hora na campanha de Jair Bolsonaro em SC passou a integrar a linha de frente do presidente, como vice-líder do governo no Congresso. O que se diz é que ele foi “escolhido a dedo” por Bolsonaro, que terá acima de si a bem articulada líder Joice Hasselmann (PSL/SP).

Envolvimento
O deputado estadual João Amin (PP) não esconde sua relação com empresa envolvida nas obras da Ponte Hercílio Luz. Recebeu doações dela, que as fez também para diversos candidatos, como permitia a lei eleitoral em 2014, e que isso “jamais inibiria” suas ações parlamentares, entre elas o fato de ser membro titular da CPI que vai investigar os gastos na restauração da histórica ponte.

Boulos na UFSC
O Diretório Central dos Estudantes da UFSC, patrocina, dia 19, às 18h30, no auditório da Reitoria, a aula magna sobre “Resistências, lutas sociais e movimento estudantil” do ativista político e candidato do PSOL à presidente da República em 2018, Guilherme Boulos. Já há um intenso barulho acerca.

Honra
A deputada estadual Caroline Campagnolo (PSL) foi à tribuna para se defender de fortes ataques à sua honra nos comentários, em rede social, apostos sobre ela e seu livro lançado semana passada no Legislativo. Para sua surpresa, a maior parque dos insultos partiu de mulheres, entre elas educadoras. “Merece uma coça bem dada”, “O que é dela está guardado” e “Não tem o mínimo de empatia” foram alguns.

Veja também:
Futuro sistema de bicicleta compartilhada de Brusque não deu certo em cidades da região

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Veja cardápio e preços dos restaurantes no Festival Brasileiro da Cerveja 2019, em Blumenau

Prioridade
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para deliberar sobre o projeto de lei 8599/17, da deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), que concede prioridade em centros de educação infantil a filhos de mulher que sofre violência doméstica.

Milhão x mil
Muitas pessoas, quando querem cobrar algum direito na justiça, pensam se tornar milionárias. Diariamente juízes se veem diante de processos com tal aspiração, algumas exorbitantes. No Superior Tribunal de Justiça foi mantida, anteontem, decisão do TJ do Pará que estabeleceu em R$ 20 mil o valor da causa de uma ação que pedia reparação por danos morais estimados em R$ 2 milhões.

Novela
O que se espera agora é que até se saber quem mandou matar a vereadora carioca Marielle Franco se reduza um pouco a escandalosa exploração política nacional e internacional de seu assassinato, como tem feito, acintosamente, os Freixos, Wyllys e companhia, sem o menor pudor.