Tênis de mesa atrai alunos de Brusque

Festival Pré-mirim Escolar teve a participação de 12 escolas do município

Tênis de mesa atrai alunos de Brusque

Festival Pré-mirim Escolar teve a participação de 12 escolas do município

O Festival Pré-mirim Escolar na modalidade tênis de mesa atraiu 84 crianças de 12 escolas brusquenses durante a quinta-feira, 8 de agosto, no Pavilhão da Fenarreco. O evento foi para alunos de nove a 11 anos em uma parceria entre a Fundação Municipal de Esportes (FME) e a Secretaria de Educação.
O objetivo do Festival, segundo o coordenador de eventos escolares da FME, Venício Bottamedi, não é formar atletas num primeiro momento. “Isso é uma consequência. O objetivo é fazer com que os alunos tomem gosto pela modalidade. É um evento de forma lúdica, por isso, chamamos de festival. Aplicamos regras, mas educativas”.
Todas as escolas, tanto da rede municipal quanto estadual e privada, foram convidadas para participar do evento. Bottamedi relata que esta edição surpreendeu. 
– A programação era apenas para a parte da manhã, mas como tivemos um número grande de participantes, expandimos para encerramos até às 13h. Até sobre o sistema de disputas tivemos que rever com os professores para não se estender a tarde inteira.
Incentivo
O coordenador acredita que o motivo para esse aumento no número de alunos seja reflexo do programa implantado nas escolas da rede municipal pela Secretaria de Educação para incentivar o esporte em seis modalidades.
Na modalidade tênis de mesa, as escolas participantes do projeto são sete: Poço Fundo, Georgina de Carvalho Ramos da Luz, Rio Branco, João XXX, Padre Luiz Gonzaga Steiner, Isaura Gôuvea Gevaerd, Alexandre Merico e Augusto Dutra.
A coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Simoni Sestari Tôndolo, comemora o sucesso do evento.
– No ano passado, tivemos em média 40 alunos de seis escolas. Estamos muito contentes. Fruto no ótimo trabalho realizado pelos professores dentro do projeto.
Os professores especializados vão às escolas, geralmente uma vez por semana no turno inverso para ensinarem os alunos sobre os fundamentos do esporte, técnicas e por em prática o que aprenderam.
O professor de tênis de mesa da escola Pe. Luiz Gonzaga Steiner, Tiago Mafra, relata sobre a importância do projeto. 
 A minha visão é que o esporte tem que ser uma bandeira incentivada pelas administrações públicas. Toda criança tem afinidade com um esporte. Tendo essa oportunidade de praticar, desenvolver as habilidade e quem sabe se tornar um atleta é muito bom. As crianças estão precisando de movimento. São muito ligadas às tecnologia. É importante que a parte esportiva da cidade tenha condições de aproveitar os talentos da cidade. 

Festivais Escolares

Os Festivais Pré-Mirim Escolares são eventos realizados pela FME em parceira com a Secretaria da Educação em algumas modalidades, nos naipes masculino e feminino. Neste ano, já foram realizados de futsal e xadrez. O próximo será de basquete no dia 21 de agosto. São premiados os primeiros três colocados em cada modalidade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio