Terrenos sem limpeza causam proliferação de insetos e transtornos à vizinhança em Brusque

Vigilância Epidemiológica envia memorandos ao Ibplan quando situação dos locais ameaça saúde pública

Terrenos sem limpeza causam proliferação de insetos e transtornos à vizinhança em Brusque

Vigilância Epidemiológica envia memorandos ao Ibplan quando situação dos locais ameaça saúde pública

Terrenos particulares sem a devida manutenção tem causado transtornos em diversos bairros de Brusque, inclusive com a proliferação de insetos como baratas e mosquitos, que podem causar doenças. Em 2018, 73 terrenos já haviam tido seus donos notificados pelo Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) só até julho.

Há pouco mais de um ano e meio, Tânia Araújo parou de ver qualquer tipo de cuidado com um dos terrenos localizados na rua Leônidas Padilha de Oliveira, no bairro Dom Joaquim. A área fica bem ao lado de sua casa. Parte do mato vizinho já superou a altura de seu muro. Pernilongos, baratas e outros insetos têm sido cada vez mais frequentes.

Veja também: 
Estado pressiona consórcio para que termine duplicação da rodovia Antônio Heil em 2019

Prefeitura de Brusque alerta contribuintes sobre erro de bancos na cobrança de IPTU 

Conheça Bettina, timboense formada pela Furb que viralizou após propaganda no Youtube

 

“Com o calor, a situação piora. A situação acaba causando também muita sujeira. É constrangedor. Não sei a quem recorrer, porque não conheço os donos. Sou vizinha de um outro terreno, que está em bom estado”, comenta.

Para minimizar os transtornos, Tânia investe em inseticidas, mas evita o uso porque possui animais de estimação. “Tento deixar o meu terreno o mais limpo possível, por mais que o mato do terreno ao lado cause sujeira. Os bichos entram de qualquer forma”, afirma.

Moradora da rua José Dubiela, bairro Thomaz Coelho, Ana Maria Pereira passa por problema semelhante.

Um dos terrenos está em situação de abandono, e o mato já cobre boa parte da calçada e de um ponto de ônibus. Crianças, incluindo o neto de Ana Maria, descem no ponto após o transporte escolar e ainda precisam caminhar por cerca de 100 metros no meio da rua até reencontrarem área limpa às margens da estrada.

O mato alto também é propício para a proliferação dos pernilongos, que se tornaram questão bastante incômoda no local. A moradora relata que a vizinhança chegou a aplicar veneno no mato para diminuir a questão.

Também são comuns sapos e cobras serem atropelados na via porque saem dos terrenos mais descuidados. Ainda de acordo com Ana Maria, os proprietários se recusam a fazer a limpeza alegando um alto valor no IPTU, em torno de R$ 2 mil.

Algumas plantas chegam a alcançar terrenos vizinhos | Foto: reprodução

Quem lida com a questão
A Vigilância Sanitária de Brusque realiza ações conjuntas com o Controle de Endemias da Vigilância Epidemiológica em relação a propriedades imobiliárias abandonadas. O órgão recebe denúncias sobre terrenos que possam representar risco à saúde pública. Em casos como estes, nos quais pode haver até focos de dengue, por exemplo, é comunicado ao Ibplan para que seja aplicada a limpeza do terreno com 10% de taxa a ser cobrado no IPTU.

Veja também:
Após quase três meses, governo de Carlos Moisés ainda é uma incógnita para prefeitos

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Polícia Militar encontra suspeitos de assalto no aeroporto Quero-Quero

Em geral, denúncias são feitas ao Ibplan, que tem cinco fiscais. A manutenção dos terrenos particulares é totalmente dos seus respectivos proprietários. Após notificação do instituto, os donos têm até 30 dias para regularizarem sua situação, deixando a propriedade em condições aceitáveis.

Caso a determinação não seja cumprida, a administração municipal pode, se julgar necessário, executar o serviço de limpeza e manutenção. Desta forma, o dono do terreno tem a cobrança junto com o IPTU com 10% de taxa administrativa.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo