Testagem rápida marcará passagem do Dia Mundial de Luta contra a Aids em Brusque

Serviço será ofertado no Centro de Serviços em Saúde, entre 8h e 11h30 e das 13h às 16h30

Testagem rápida marcará passagem do Dia Mundial de Luta contra a Aids em Brusque

Serviço será ofertado no Centro de Serviços em Saúde, entre 8h e 11h30 e das 13h às 16h30

Para marcar a passagem do Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde realizará nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, uma ação de testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatite B e C. Os interessados devem se dirigir ao piso térreo do Centro de Serviços em Saúde, localizado na Praça da Cidadania. O serviço será ofertado entre 8h e 11h30 e das 13h às 16h30. Para participar da iniciativa, basta apresentar o Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento com foto.

A testagem é realizada por meio de coleta de sangue capilar e em função disso não é necessário estar em jejum. O resultado pode ser obtido em torno de 15 a 20 minutos depois do exame. Aproximadamente 15 profissionais da Secretaria de Saúde participarão da ação, que busca chamar a atenção da população brusquense para a temática e alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“A expectativa é superar o número de testes realizados no último ano e atender aproximadamente 200 pessoas. Além de realizarmos o diagnóstico precoce, realizaremos aconselhamento no que diz respeito ao assunto. É também uma oportunidades para a população obter mais informações sobre o tema. É importante também dizer que o resultado é sigiloso”, afirma a enfermeira Gisele Pruner Koguchi. Em caso do teste dar positivo, o morador é encaminhado para o Serviço de Assistência Especializada, o SAE.

Também para marcar a passagem do Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde realizará na noite do dia 1º de dezembro a Blitz da Camisinha. A abordagem ocorrerá em diversos locais da cidade. Durante a ação serão realizadas orientações e distribuição de preservativos masculino e feminino.​

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo