Time completo: saiba como vem o Brusque no Football Manager 2022; veja imagens

Clube tem todos os 37 jogadores do elenco, e detalhes de diretoria e história; Carlos Renaux também está presente

Time completo: saiba como vem o Brusque no Football Manager 2022; veja imagens

Clube tem todos os 37 jogadores do elenco, e detalhes de diretoria e história; Carlos Renaux também está presente

Assim como outras dezenas de milhares de clubes, o Brusque está presente no game Football Manager 2022 (FM 2022), repleto de detalhes: de lista de títulos a membros de diretoria e comissão técnica, além do elenco completo e atualizado. A versão beta do jogo foi lançada na quinta-feira, 21 de outubro, para PC e Mac. O lançamento de fato, com os programas editores inclusos, será feito em 9 de novembro, em versão também para o XBox e para Android e iOS.

Por questões de licenciamento dos clubes brasileiros, o FM 2022 não está disponível para venda no Brasil, assim como ocorre desde 2017. Para ter acesso ao jogo, é possível comprar em lojas online confiáveis para receber via Steam ou Epic Games.

E, por conta deste licenciamento, o Brusque e os demais clubes brasileiros sequer têm cores e nomes reais. São nomes de três letras, mas os elencos são verdadeiros, com dados atualizados nas competições jogáveis. A base de dados do jogo contém os nomes e cores corretos dos clubes das Séries A, B e C, ainda que, na versão lançada oficialmente, estejam ocultos.

O Football Manager é um simulador de gestão de futebol, no qual o jogador assume o papel de um técnico/gerente. É possível administrar treinamentos, transferências, comparecer a coletivas de imprensa, interagir com atletas e comissão técnica, controlar o ambiente no vestiário, entre diversos outros aspectos.

O Brusque começa o jogo com os 37 jogadores do elenco atual, além dos volantes Ruan, que tem contrato com o clube até o fim de novembro, e Tinga, emprestado ao Botafogo-PB até o fim de seu vínculo com o quadricolor, também no fim de novembro.

Também consta na base de dados os principais dirigentes do clube, como Danilo Rezini, Carlos Beuting e André Rezini, além de membros da comissão técnica, como Waguinho Dias, Teco, Márcio Quevedo, Lamil Valêncio, George Castilhos, Gustavo Chenci e o médico Lucas Bremm.

As finanças do Brusque aparecem em bom estado, mas com orçamentos de folha salarial e transferências bastante limitados. Quanto às táticas, o treinador é aconselhado a usar modelos baseados em controle de posse de bola e na chamada “pressão pós-perda”, buscando retomar a posse ainda no campo de ataque.

O FM preza pelo realismo e pela enormidade de dados, ligas, clubes, jogadores e demais pessoas ligadas ao futebol que estão presentes no clube. No entanto, assim como no FM 2021, a edição de 2022 não terá a presença da Covid-19 desfalcando as equipes. De acordo com a Sports Interactive, produtora do jogo, isto é, de certa forma, como um escape da realidade. As finanças dos clubes serão afetadas pela pandemia, mas as partidas têm público normal e a doença não está presente no jogo.

A base de dados do Football Manager é enorme, e o jogo é utilizado até mesmo por clubes de verdade para a observação de jogadores. O atual técnico do Manchester United, Ole Gunnar Solskjaer, elogiou o game em 2013, em entrevista ao jornal norueguês Dagbladet. Ele afirmou que aprendeu “muito sobre futebol e jogadores, especialmente sobre jovens talentos.”

Imagem: Reprodução

Lendas do Brusque no FM 2022

Washington
Palmito
Cláudio Freitas

Ícones do Brusque no FM 2022

Zé Carlos
Ianson
Cleyton
Neguete
Polaco
Robinho
Alexandre Marasca
Rafael Xavier
Jerson Testoni
Waguinho Dias
Thiago Alagoano
Júnior Pirambu
Dida

 

Carlos Renaux

O Vovô também tem estado presente na base de dados das edições mais recentes. Contudo, não é uma equipe jogável, por não estar das três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro, e não tem o mesmo nível de detalhe do Brusque. São listados os títulos catarinenses de 1950 e 1953.

Alguns atletas do Carlos Renaux que participaram da campanha da Série B do Catarinense aparecem quando se inicia um jogo incluindo jogadores das divisões inferiores do Brasil. É o caso de Siri, Vini Demmer, Prado, Otávio e Vinícius Cima. Na diretoria, estão inclusos Altair Heck, o Taico, e Renato Petruschky, o Tato, como dirigentes. Na comissão técnica, além do treinador Paulo Massaro, estão Luizão, Rodrigo da Silva, Oclébio e Lucas Duarte.

De qualquer forma, será possível comandar o Carlos Renaux no Football Manager a partir de 9 de novembro. Com o programa editor, o clube pode ser inserido em qualquer divisão jogável antes de iniciar uma nova empreitada.

Brusque FM Football Manager 2022 video game jogo
Uniformes corretos das equipes brasileiras estão originalmente bloqueados | Foto: Reprodução

eFootball

O Brusque teve, em 2021, sua estreia no game Pro Evolution Soccer, e estará em atualizações futuras do eFootball 2022, sequência da franquia.


• Quer receber notícias sobre o Brusque Futebol Clube e o esporte da região no seu WhatsAppClique aqui e entre no novo grupo do jornal!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo