Trânsito na rotatória do Big vai mudar

Alteração entrará em prática no dia 1º do mês que vem

Trânsito na rotatória do Big vai mudar

Alteração entrará em prática no dia 1º do mês que vem

Após promover uma série de modificações no trânsito desde que trocou a gestão municipal, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) anunciou uma nova alteração, desta vez na rotatória perto do hipermercado Big, no Centro. A alteração na organização do tráfego iniciará no dia 1º do mês que vem.

Atualmente, a situação é a seguinte: os carros que vêm da avenida das Comunidades em direção ao Jardim Maluche precisam parar antes da rotatória e depois de novo, embaixo do espelho que fica na avenida Cyro Gevaerd. Neste ponto, os motoristas têm de virar a cabeça para então poder seguir viagem, porque os veículos que vêm da rua Martin Luther (em frente ao Big) não precisam parar.

Esta situação, explica o secretário Bruno Knihs, causa dois problemas. O primeiro deles é que os condutores são obrigados a curvar-se muito para poder seguir pela avenida Cyro Gevaerd. “Os motoristas param porque não confiam no espelho para saber a distância, aí têm de fazer contorcionismo para poder ver os carros que estão vindo”, afirma.

O segundo problema foi identificado pela Setram. Conforme o secretário, alguns motoristas que passam pela avenida das Comunidades reclamaram que são obrigados a parar duas vezes – antes da rotatória e outra depois (embaixo do espelho). “Em horário de pico, pode ter congestionamento na rotatória”, diz Knihs. A avenida recebe tráfego intenso de veículos de pais que vão buscar os filhos nos colégios São Luiz e Cônsul Carlos Renaux na hora do rush.

A alteração na rotatória visa justamente acabar com a segunda parada. O que acontecerá é que serão colocados cavaletes ou cones desde a rua Martin Luther, em frente ao Big, até a avenida Cyro Gevaerd (que vai para o Maluche). Em frente ao mercado, o motorista que ficar à direita seguirá normalmente sem parar, enquanto que os da pista do meio e da esquerda serão obrigados a seguir para a rotatória. Com isso, quem vem da avenida das Comunidades não vai mais precisar parar no “espelho”, porque os cavaletes dividirão as duas pistas. As placas de “pare” serão retiradas, segundo o secretário.

Esta alteração será feita apenas com cavaletes por aproximadamente um mês. Nos primeiros dias, a Guarda de Trânsito permanecerá no local para orientar. Daí em diante, haverá monitoramento para avaliar as mudanças. Se elas foram bem-sucedidas, um canteiro deverá ser construído.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio