TRE-SC adia prazo do cadastro biométrico até dia 15

Agendamentos estão lotados e só podem ser feitos para março, quem tiver urgência deve ir pessoalmente sem marcação

TRE-SC adia prazo do cadastro biométrico até dia 15

Agendamentos estão lotados e só podem ser feitos para março, quem tiver urgência deve ir pessoalmente sem marcação

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) prorrogou o prazo final para a biometria para 15 de dezembro. No entanto, o eleitor deve ficar atento, pois os agendamentos no site só estão disponíveis para o mês de março do ano que vem.

Quem tiver urgência deve procurar o Cartório Eleitoral nos próximos dias. Se não fizer a biometria, o eleitor terá o título de eleitor cancelado.

Segundo Carlos José Neiva Peixoto, chefe do cartório da 5ª Zona Eleitoral, o CPF não será cancelado automaticamente, portanto, não há motivo para um frenesi.

Segundo dados do Tribunal atualizados até 28 de novembro, 61,33% do eleitorado de Brusque já fizeram o cadastramento. Peixoto afirma que faltam cerca de 32 mil pessoas para atingir o total.

Já em Guabiruba a situação é um pouco melhor: 68,33%. Em Botuverá, a porcentagem é de 89,10%. A meta do TRE-SC é de 70% para o eleitorado.

Atendimento 2018
O Cartório Eleitoral irá funcionar de forma diferente no ano que vem. Segundo Peixoto, a partir entre 8 e 18 de janeiro o atendimento será das 12h às 19h, porque os estagiários estarão de férias.

A partir de 19 de janeiro até 9 de maio o atendimento volta a ser das 9h às 19h, como já está sendo neste ano.

Segundo Peixoto, a partir de 2018 haverá atendimento somente no Cartório Eleitoral em Brusque, na rua Humberto Matiolli, ao lado da praça Sesquicentenário. Os postos no anfiteatro da Unifebe e em Guabiruba serão fechados neste ano.

Regularização
Quem tiver o título cancelado porque não fez o cadastramento até 15 de dezembro deve realizar o agendamento no site do TRE-SC para o ano que vem. De acordo com Peixoto, o eleitor terá até 9 de maio de 2018 para regularizar o seu documento e garantir o direito de voto nas eleições de outubro.

A documentação a ser levada para a regularização (após 15 de dezembro) é a mesma da biometria.

Serviço
O que levar
Documento oficial de identificação que contenha foto, como RG, passaporte e carteira de trabalho;

Comprovante de residência emitido, no máximo, há três meses no nome do eleitor ou de parente, devendo comprovar o parentesco;

Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver. Ex: certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial;

Se for o primeiro título eleitoral, necessita-se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

OBS: Se você tiver o Título Eleitoral anterior, leve-o (se o tiver perdido, não é necessário trazer boletim de ocorrência);

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação para o alistamento eleitoral (1º título de eleitor) por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o passaporte, se não contiver a filiação;

Postos de atendimento
Guabiruba
Rua José Fischer, 76, Centro
Telefone: 3308-3110
Horário: 9h às 19h

Brusque
Rua Humberto Mattiolli, 78, Centro
Telefone: 3396-6215
Horário: 9h às 19h

Rua Manoel Tavares, 52, Centro, anexo ao anfiteatro da Unifebe, próximo à rotatória do Angeloni
Das 9h às 19h
Mais informações: 3396-6215

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio