Três cidades em Santa Catarina terão segundo turno das eleições municipais

Eleitores em Blumenau, Joinville e Florianópolis voltarão às urnas em 28 de outubro

Três cidades em Santa Catarina terão segundo turno das eleições municipais

Eleitores em Blumenau, Joinville e Florianópolis voltarão às urnas em 28 de outubro

Três cidades em Santa Catarina estão entre os 50 municípios brasileiros que terão segundo turno das eleições municipais. Eleitores em Blumenau, no Vale do Itajaí, Joinville, no Norte do Estado, e Florianópolis voltarão às urnas em 28 de outubro. 

Leia também:
> Todas as notícias sobre Eleição 2012


Em Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB) e Jean Kuhlmann (PSD) seguem no pleito, enquanto Ana Paula Lima (PT), que chegou a liderar as pesquisas de intenção de votos, fica fora da disputa. Joinville decidirá entre Udo Döhler (PMDB) e Kennedy Nunes (PSD) em resposta à tentativa de reeleição de Carlito Merrs (PT), que teve a candidatura cassada.

Na capital catarinense, Gean Loureiro (PMDB) e Cesar Souza Júnior (PSD) permanecem na disputa pela prefeitura de Florianópolis. Os candidatos representam duas vertentes políticas distintas, tendo de um lado o governador Raimundo Colombo, do mesmo partido de Júnior, e do outro Dário Berger, atual prefeito de Florianópolis e apontado como forte candidato ao cargo de governador em 2014.     

O segundo turno ocorre quando, nas cidades com mais de 200 mil eleitores, nenhum candidato alcança mais de 50% dos votos válidos e, dessa forma, a disputa é decidida entre os dois mais votados em cada localidade. Nas cidades em que ocorrerá o segundo turno, a continuação da campanha eleitoral no rádio e televisão retorna nesta terça-feira, 9, e segue até 26 de outubro. 

Segundo turno pelo Brasil

Dos 5.568 municípios brasileiros, apenas 83 tinham possibilidade de ter segundo turno. Das 26 capitais brasileiras, 24 têm mais de 200 mil eleitores. As exceções são Palmas, no Tocantins, e Boa Vista, em Roraima. E desses 24 Estados, 20 terão cidades com decisão no segundo turno. Das 50 cidades que realizarão segundo turno, 17 são capitais de Estado.

Na cidade de São Paulo (SP), maior colégio eleitoral do país, o segundo turno será disputado entre José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT). Serra alcançou 1.884.849 de votos, representando 30,75% do total de votos válidos. Haddad conquistou 1.776317 votos, representando 28,98% da preferência do eleitorado.

No Paraná, as cinco cidades com possibilidade de ter segundo turno, realizarão novas eleições para escolher o prefeito: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel. Enquanto que no Rio Grande do Sul, Pelotas será a única cidade a decidir sua eleição municipal no segundo turno, já que em Porto Alegre, José Fortunati (PDT) foi reeleito com 65,22% do total de votos.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio