Tribunal de Justiça de Santa Catarina aprova criação da comarca de Guabiruba

Decisão foi baseada no crescimento da região

Tribunal de Justiça de Santa Catarina aprova criação da comarca de Guabiruba

Decisão foi baseada no crescimento da região

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) aprovou a criação da comarca de Guabiruba, a 113ª do Estado.

A cidade, que atualmente integra a comarca de Brusque junto com Botuverá, passará a ter estrutura própria do Judiciário. A nova comarca será composta exclusivamente por Guabiruba.

O presidente do TJ-SC, desembargador Francisco Oliveira Neto, destacou que a medida acompanha o avanço econômico e populacional da região.

“A região de Guabiruba cresce muito, e o Predicta, ferramenta de análise preditiva do tribunal, demonstra que Santa Catarina enfrenta um processo de litoralização, que se estende do Médio Vale do Itajaí até o Litoral, de Norte a Sul. Esse aumento populacional e produtivo justificou a criação da nova comarca”, afirmou o desembargador.

O prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, comemorou a decisão e lembrou que a criação da comarca era uma demanda antiga do município.

“Ficamos felizes, é mais uma conquista para a cidade, algo que vínhamos cobrando há muito tempo para que se tornasse realidade. Hoje, com a aprovação, vemos que o processo está bem adiantado, praticamente na fase final da reforma do prédio onde funcionará o fórum”, afirmou.

Segundo Zirke, o local escolhido fica próximo ao Banco do Brasil e aos Correios, na região central da cidade.

“A equipe do Tribunal de Justiça, inclusive o doutor Carlos Civinski, esteve aqui para avaliar o espaço, e o local foi aprovado. As obras estão nos ajustes finais. A ideia inicial era inaugurar ainda em dezembro, mas, em conversa recente com o doutor Carlos Civinski, ficou decidido que a inauguração deve ocorrer na metade de janeiro”, explicou o prefeito.

Ele acrescentou que o fórum deve abrigar também outras estruturas. “Há a possibilidade de vir junto o cartório eleitoral, o registro de imóveis e até um delegado de carreira. São muitas coisas boas que vêm junto com a criação da comarca”, disse.

Zirke ainda comentou que Botuverá chegou a ser cogitada para integrar a nova comarca, mas a limitação do acesso entre os municípios acabou pesando na decisão.

“O Tribunal de Justiça entendeu que seria necessário um acesso melhor do que a ponte pênsil que liga as cidades. Mesmo assim, isso não quer dizer que, no futuro, Botuverá não possa vir a integrar a comarca de Guabiruba”, observou.

Leia também:

1. Ex-presidente da Sociedade Amigos de Brusque morre aos 56 anos
2. “Boom” de investidores brasileiros em Orlando faz brusquense vender mais de US$ 10 milhões por ano
3. Balneário Camboriú terá Times Square e empreendimento gastronômico inspirado em NY: investimento é de R$ 50 mi
4. Estufa Cipriani guarda um pedaço da Itália em Nova Trento; conheça o lugar
5. Mutirão de castração será realizado na FIP; saiba como participar


Assista agora mesmo!

Conheça o avião que realizou o primeiro pouso em Brusque e que continua voando até hoje:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo