TRT-SC inaugura 2ª Vara do Trabalho de Brusque

Órgão atenderá sete municípios da região apenas com processos eletrônicos

TRT-SC inaugura 2ª Vara do Trabalho de Brusque

Órgão atenderá sete municípios da região apenas com processos eletrônicos

Foi inaugurada nesta sexta-feira, 22, a 2ª Vara do Trabalho de Brusque, que tem como proposta atender a demanda reprimida e trabalhar apenas com processos eletrônicos. A solenidade foi realizada na sede do órgão, localizado na avenida das Comunidades – nº 70 – Centro, e contou com a presença de magistrados e demais autoridades regionais.

Além do município de Brusque, a jurisdição atende Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento e São João Batista, totalizando uma área de 2 mil quilômetros quadrados, com 234 mil habitantes. Para a adaptação do local onde funcionará a 2ª VT foram investidos mais de R$ 600 mil em equipamentos, mobiliário e obras de reforma.

A necessidade de uma nova unidade em Brusque havia sido constatada em 2008. A proposta de projeto de lei para criação da nova unidade foi encaminhada em 2010, pois somente um ano antes a VT de Brusque atingiu efetivamente o requisito necessário para tanto, ou seja, a média de 1.500 processos anuais nos últimos três anos (2007 a 2009).

Processo Judicial Eletrônico
Criada pela Lei 12.658/12, a 2ª VT vai funcionar “sem papel”, apenas com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Por determinação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), qualquer nova unidade no país deve ser instalada com o sistema. A 1ª Vara também vai passar a usar o PJe-JT, mas somente depois que seu número de processos físicos em tramitação, na fase de conhecimento, for igualado pelo número de eletrônicos da 2ª VT.

 

>> Leia matéria completa na edição impressa de segunda-feira, 25

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio