TSE registra troca de 912 urnas e 17 prisões em todo Brasil

Número representa 0,17% do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito deste ano

TSE registra troca de 912 urnas e 17 prisões em todo Brasil

Número representa 0,17% do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito deste ano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que foram registradas 912 substituições de urnas eletrônicas que apresentaram defeito em todo o país até as 10h deste domingo, 28.

Segundo o tribunal, o número representa 0,17% do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito deste ano. Até o momento, não foram registrados locais com votação manual.

Os estados que tiveram o maior número de urnas com defeito foram São Paulo (177), Rio de Janeiro (123), Minas Gerais (94), Rio Grande do Sul (92), Paraná (91), Goiás (49), Sergipe (40) e Ceará (38).

O TSE também registrou 17 prisões de eleitores por propaganda eleitoral, que é proibida no dia da eleição. As prisões foram registradas no Ceará, Distrito Federal, Pará, na Paraíba, em Pernambuco, no Paraná, em Santa Catarina e São Paulo.

Neste segundo turno, os eleitores de 13 estados e do Distrito Federal vão às urnas para escolher os governadores e vices e o futuro presidente da República. Nos outros 13 estados, as eleições para o governo estadual foram definidas no primeiro turno, e os eleitores vão votar somente para presidente.

Santa Catarina
Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, até o momento, houve 162 ocorrências com urnas, sendo 71 substituídas por urnas eletrônicas de contingência. Outras ocorrências foram ajuste ou troca de papel/bobina, necessidade de reinicialização e troca da tomada ou de módulo impressor.

Os municípios que tiveram urnas substituídas foram Abdon Batista, Araranguá, Armazém, Balneário Gaivota, Bom Retiro, Braço do Norte, Brusque, Caçador, Calmon, Campo Erê, Campos Novos, Canelinha, Canoinhas, Capão Alto, Capivari de Baixo, Catanduvas, Chapecó, Concórdia, Correia Pinto, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gravatal, Guaraciaba, Guaramirim, Herval d’Oeste, Ilhota, Imbituba, Indaial, Itapiranga, Ituporanga, Jaguaruna, Jaraguá do Sul, Joinville, José Boiteux, Lages, Luzerna, Otacílio Costa, Palhoça, Passo de Torres, Pescaria Brava, Porto Belo, Porto União, Rio do Oeste, Rio do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Sul Brasil, Tubarão e Urubici.

Após a substituição das urnas, a votação prosseguiu normalmente.

Em relação ao último boletim, houve três ocorrências policiais, em Dionísio Cerqueira, por derrames de santinhos. Não houve prisões.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio