Túneis da bacia Nova Brasília devem ser finalizados em fevereiro, diz empresa

Empreiteira executará um novo acesso aos túneis para os operários para só então dar continuidade às estruturas

Túneis da bacia Nova Brasília devem ser finalizados em fevereiro, diz empresa

Empreiteira executará um novo acesso aos túneis para os operários para só então dar continuidade às estruturas

Há cerca de 50 dias, a empresa Freedom Terraplenagem, de Blumenau, reiniciou a obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) bacia Nova Brasília. De lá para cá, foram feitas as limpezas dos dois túneis que estavam assoreados, além de vistorias, laudos e a execução de novas caixas de inspeção.

De acordo com o engenheiro residente da obra, Nilberto Wan-Dall, os dois túneis existentes, um de 1,60 metros e outro de 2,60 metros, serão continuados, entretanto, a empresa precisará executar novas caixas de inspeção – que são estruturas profundas por onde os operários têm acesso ao túnel – por questões de segurança.

“Já executamos uma nova caixa na rua da Secretaria de Obras e agora devemos começar a execução no da rua Oswaldo Niebuhr, porque como a obra é de muito tempo e foi feita de má qualidade pela outra empresa, é muito arriscado colocar meus funcionários ali, pois está na iminência de romper”, afirma.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, diz que a prefeitura já recebeu o laudo da empresa solicitando a execução das novas caixas de inspeção e agora aguarda o laudo técnico da empresa fornecedora de materiais para ver o que poderá ser feito.

De antemão, o vice-prefeito já sabe que a rua Oswaldo Niebuhr deverá ter o trânsito em meia-pista nas próximas semanas para que a empresa possa executar o novo poço de entrada para os funcionários.

O engenheiro diz que neste primeiro momento, a empresa perdeu bastante tempo listando todos os problemas encontrados na obra. “No histórico da nossa empresa, esta é a obra mais complicada”.

Por isso, o reinício das obras nos túneis deve demorar um pouco mais. A previsão da empresa é que até o fim deste ano, inicie a execução. “Estamos passando essas informações para a prefeitura e, na medida do possível, dentro dos custos que tem para essa obra, eles nos autorizam a executar”.

Wan-Dall destaca que a conclusão dos dois túneis deve acontecer entre janeiro e fevereiro, se não for encontrado nenhum problema durante a execução. Segundo ele, no túnel de 1,60 metros, faltam ser executados 48 metros, já no de 2,60 metros, ainda faltam 57 metros.

“Sabemos da expectativa da população para a conclusão desta obra. O começo foi complicado, mas acredito que o que a gente analisou é tudo possível de correção. Tudo o que foi proposto para consertar essas interferências e executá-las vai dar certo”.

A obra da bacia Nova Brasília não termina com a conclusão dos túneis. Após o trabalho nas duas estruturas, será feita a tubulação da rua Joaquim Zucco, só então, a obra poderá ser dada como finalizada.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio