Ir para o conteúdo

Confira dicas de turismo local e passeios nas redondezas de Brusque

Já ouviu falar no termo, Staycation? É a junção das palavras em inglês stay (ficar) + vacation (férias). Ou seja, fazer turismo na própria cidade onde moramos. Eu tenho usado um termo aqui nas colunas parecido: Quintal de Casa. Particularmente tenho gostado bastante de descobrir lugares pertinho com tantos atrativos bacanas para visitar.

Fim de tarde na Praça do Maluche

Fim de tarde na Praça do MalucheEsse termo e tendência começou a aparece nos Estados Unidos em meados de 2008, ganhando após a crise financeira que abalou o mundo na época. Agora com as restrições do coronavírus a tendência voltou com mais força, onde sugere que a população desfrute de opções de lazer que possui na cidade em que vive ao invés de viajar para longe.

Em casa, momentos de relax

De acordo com o turismólogo e professor universitário João Paulo da Silva “...o termo se popularizou muito nos últimos anos e tem incentivado cada vez mais as pessoas a desbravarem o que elas têm perto delas, as opções de lazer e de entretenimento que antes elas não conheciam em suas cidades”, explica.

Mas o que fazer no staycation? As atividades mais comuns costumam ser, desbravar o quintal de casa ou do condomínio, banho de piscina, ir ao clube, museus, parques, trilhas, cinema, parque de diversão, piqueniques entre outros. Tem que dar um ar de férias, relaxar e fugir do óbvio para realmente sentir que está fora da rotina. A ideia então é planejar, como você faria se estivesse em outra cidade.

Tipos de Staycation:

1) Turistando na sua cidade
Dizem que os turistas conhecem mais a cidade em que moramos que nós, os residentes. Muitas vezes por causa da rotina agitada, acabamos passando despercebidos por locais encantadores na nossa cidade e não damos o devido valor.

Foto esquerda: Parque das EsculturasFoto direita: Parque Leopoldo Moritz

Vou listar aqui alguns pontos turísticos de Brusque, quantos você já visitou? Se já faz tempo que visitou algum desses, que tal fazer uma nova visita e olhar com outros olhos, por exemplo:

  • Igreja Matriz São Luiz Gonzaga: clique aqui para saber da sua história

  • Parque das Esculturas: clique aqui para saber mais sobre o parque

  • Museu Arquediocesano Dom Joaquim: clique aqui para saber mais.

  • Morro do Rosário, no Santuário de Nossa Senhora de Azambuja: clique aqui para saber mais.


Morro do Rosário, Santuário de Azambuja

2) Bate e Volta
Acredito que isso é o que as pessoas mais tem feito para fugir da rotina, eu sou uma delas. A nossa região é agraciada por ter tantos lugares lindos e diferentes para visitor. Segue uma breve lista de lugares em até 2 horas de viagem de carro que eu costumo ir e indico:

  • Florianópolis



  • Balneário Camboriú


Balneário Camboriú

https://youtu.be/tlNpxVelCbE

  • Pomerode


Porta da Cidade de Pomerode

https://youtu.be/oT2kvylYSHo

  • Penha / Beto Carreiro


Parque Beto Carreiro – Penha

https://youtu.be/vf7eMcqa-MY

  • Porto Belo


3) Upgrade de Hotel
Que tal passar uma noite, ou fim de semana, em um hotel que geralmente você não ficaria? A ideia é se permitir novas experiências, pois como não haverá despesas altas com passagens, documentação, moeda, passeios, sobra mais para se hospedar em um hotel bacana. Aproveitar para realmente curtir o hotel, que dependendo da viagem a gente acaba nem utilizando todos os servicos que são oferecidos, pois passamos o dia em passeios. Aproveite para relaxar na piscina, um deliciosa massagem no spa, as crianças podem se divertir muito com a recreação, e, claro, a gastrônomia, que para mim não pode faltar.

Há hotéis que oferecem também a opção de Day Use, ou seja, você pode usufruir de toda a estrutura do hotel, porém retorna para sua casa no final do dia.

Ideias de hotéis:

  • Monthez, Brusque



  • Villa do Vale Boutique Hotel, Blumenau



  • Felíssimo, Itajaí



  • Refúgio do Estaleiro, Porto Belo



  • Ponta dos Ganchos, Governador Celso Ramos



  • Fuso, Florianópolis

  • Fazzenda Park Hotel, Gaspar

  • Parador da Montanha, Rio dos Cedros


A pandemia ainda não acabou, então lembre-se de checar se esses locais que você pensa em visitar ou se hospedar estão cumprindo com os protocolos de segurança, e, claro, você pode fazer a sua parte com o uso de máscaras, álcool em gel, além de não aglomerar.