Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Turistas dirigem devagar na SC-410 e causam transtornos

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Turistas dirigem devagar na SC-410 e causam transtornos

Raul Sartori

Em nenhuma estrada asfaltada se vê placa alertando aos motoristas para a velocidade aquém da permitida. Pois deveria. Que digam os habituais usuários da movimentada SC-410, entre Tijucas e Brusque, onde turistas que vão ao Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, circulam quase sempre abaixo dos 80 km/hora, sem pressa nenhuma, muitos com mão e braço para fora da porta (e outra no volante). Assim engrossam cada vez mais o grupo dos jocosamente chamados “roda-presa”.


Mais um

Com tantos nomes se declarando pré-candidatos ao governo do estado em 2018, o deputado federal Esperidião Amin não quer fi car para trás. E no último fi nal de semana, em périplo por municípios do Sul, foi dizendo em todo lugar que nome está “à disposição” do PP, do qual é presidente estadual da sigla.


Popularidade

Pesquisa para uso interno, mas que vazou, feita por um instituto a pedido
do governo do estado, aponta o prefeito Joares Ponticelli (PP), de Tubarão, como o mais popular de SC (83% acham sua gestão regular, boa ou ótima), seguido por Luciano Bulligon, de Chapecó (80%), e Antídio Lunelli, de Jaraguá do Sul (76%). Gean Loureiro, de Florianópolis, e Udo Döhler, de Joinville, tem menos de 50%.


ADRs aprovadas

O governador Raimundo Colombo quis tirar a prova, mais uma vez, através do mesmo levantamento, com 2,2 mil pessoas ouvidas em todo estado, se as 35 Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) estão ou não atendendo as expetativas quanto a efetiva prestação de serviços e concretizando os compromissos agendados. Houve casos, como de Joinville e Blumenau, com alta aprovação (80% e 78% respectivamente).


Mobilização tucana

Os tucanos de SC dizem que estão fazendo no momento a maior mobilização de sua história. Até o último sábado, 210 dos 295 municípios do estado receberam o “kit convenção”, com manual de instruções, estatuto do partido, ficha de filiação, balões, blocos e banner personalizado, entre outros. Tudo para que no dia 2 de abril o PSDB catarinense cumpra o desafio de eleger de 6 mil a 8 mil novos dirigentes partidários em convenções municipais.


Jeitinho

Pelo menos 50 investigados na Lava Jato detêm, atualmente, “foro privilegiado-indireto” no STF, novo jeitinho de driblar a cidadania. São casos de alvos da operação que não detêm cargos com prerrogativa para serem julgados pela corte maior, mas têm suas demandas lá conduzidas em razão da ligação das investigações com autoridades. Encaixa-se nessa manobra dois fi lhos do corrupto deputado (catarinense de Caçador) Nelson Meurer (PP-PR).


Preferência

Tramita na Câmara dos Deputados projeto do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que concede preferência de atendimento no SUS para doadores de órgãos e seus familiares. Em vida receberiam credenciais de caráter vitalício para fazer os procedimentos, inclusive cirurgias e internações. O projeto aumenta ainda a pena e a multa para crimes relacionados ao tráfi co de órgãos, classifi cando-os como hediondos.


Démodé

Houve tempos em que prefeitos incluíam como suas “grandes realizações” a instalação de chafariz em praça pública. Hoje é símbolo de cafonice e desperdício de dinheiro, percepção que teve a prefeitura de Joinville, que acaba de desativar o último da cidade e talvez até de SC, na movimentada praça Hercílio Luz. Avaliou-se que seria melhor manter o espaço para passeio público.


Abordagens

Duas esclarecedoras abordagens feitas em editoriais, ontem, no jornal O Estado de S. Paulo. Na primeira diz que “os apoiadores de Dilma Rousseff almejavam que a força da Constituição não fosse sufi ciente para sustentar Temer no cargo presidencial e que o discurso repetitivo do golpe maculasse a legitimidade do governo”. Almejavam. Na segunda, relata que casos recentes revelam os crescentes problemas de má formação teórica dos juízes de primeira instância e a disposição de substituir a lei por opiniões políticas, para fundamentar suas sentenças.


Detalhes

  • Especialista em mercado de luxo, a florianopolitana Manu Berger lança amanhã, às 18 horas, no Beiramar Shopping, em Florianópolis, o livro “Entre Taças de Champagne e Cálices de Vinho” (138 páginas, R$ 100; Editora Independente), que aborda o segmento de alto padrão. Parte da venda da obra irá para ação social.
  • No dia 3 de abril, o reitor da Udesc, professor Marcus Tomazi, fará o lançamento, em Caçador, de dois novos cursos de graduação no modelo semipresencial: gestão pública e licenciatura em informática, com 40 vagas cada um e início no segundo semestre.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio