Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

UFSC é recordista em recomendações para correção de irregularidades

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

UFSC é recordista em recomendações para correção de irregularidades

Diretas

Raul Sartori

UFSC campeã
Chamou muito a atenção, ontem, logo nas primeiras linhas do noticiário sobre a Operação Torre de Marfim, pela Polícia Federal, Controladoria-Geral da União, e Tribunal de Contas da União, na UFSC, em Florianópolis, que a universidade é recordista em recomendações para correção de irregularidades (na administração de recursos educacionais com verbas federais) em SC, com cerca de 120 alertas, quase o dobro do segundo colocado.

Diretas
Após meses de impasse, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou proposta de emenda à Constituição que prevê eleições diretas no caso de vacância da Presidência e da Vice-Presidência da República a qualquer tempo do mandato, exceto nos seis últimos meses. O relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), defendeu a admissibilidade e adotou o mesmo voto do deputado Espiridião Amim (PP-SC), que foi acintosamente afastado da mesma comissão durante o debate das denúncias contra o presidente Michel Temer, porque poderia votar contra a orientação do partido de rejeitá-las.

“Rating”
No novo “rating” (classificação ou nota) do Tesouro Nacional, que examina o equilíbrio das contas públicas, SC não está nada bem. De A a D, está na C, um pouco melhor que os dois piores (D), o Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Na nota A brilham apenas o Pará e o Espirito Santo. Só os Estados que tem A ou B tem acesso a empréstimos da União.

Contra Temer
A reunião da Executiva Nacional do PMDB para decidir sobre o fechamento de questão pela reforma da Previdência, na noite de quarta-feira, teve três votos contrários. Um deles do deputado federal e presidente do diretório estadual do PMDB de SC, Mauro Mariani.

Escudo
Antevendo o que pode acontecer em 2018, os políticos estão se precavendo desde já. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê prisão de até oito anos para quem acusar injustamente um candidato a cargo político com o objetivo de prejudicar a sua candidatura. Safados!

Fim
O autor destas linhas está presente, com sua assinatura, dentre mais de 600 mil, que resultaram em projeto de iniciativa popular, no Congresso Nacional, onde iniciou tramitação, propondo o fim do odiento auxílio-moradia nos três Poderes, no âmbito federal, estadual e municipal.

Diferenças
Um mesmo governo, uma mesma forma de gestão de seus dois portos e uma grande diferença: um gerente do porto de Imbituba ganha R$ 8,9 mil mensais, enquanto em São Francisco, o mesmo cargo paga apenas R$ 2,3 mil.

Dia da Paz
Projeto no Congresso Nacional institui 29 de novembro como Dia da Paz e Fraternidade no Futebol. É mais uma homenagem à Chapecoense, que no dia 29 de novembro de 2016 sofreu um acidente aéreo em que quase todos os jogadores morreram.

Vitória
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou terça-feira projeto de decreto legislativo que assegura o acesso de mulheres entre 40 e 49 anos ao exame de mamografia pelo SUS. É uma das maiores vitórias da congressista catarinense Carmen Zanotto (PPS), autora do projeto, que torna sem efeito uma portaria do Ministério da Saúde, pela qual mulheres com menos de 49 anos teriam os exames pagos até o limite destinado ao financiamento de procedimentos de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. A matéria vai à promulgação.

Lei do mecenato
Se destratou a cultura nos seus mandatos – como, aliás, fizeram quase todos os seus antecessores recentes – o governador Raimundo Colombo ainda quer se redimir. Manifestou desejo de enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei modificando a lei do mecenato, obedecendo quase os mesmos parâmetros da lei nacional. O objetivo é criar condições legais para que os artistas possam mandar projetos para a Secretaria de Turismo e Lazer e para a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e, sendo aprovados, captar recursos.

Contra
O PT carece de razoabilidade em suas posições. Pois nesta semana a senadora Regina Sousa (PT-PI) apresentou, mas foi rejeitada, emenda em projeto já aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, em que queria manter benefícios concedidos a jovens criminosos de 18 a 21 anos.

DETALHES
Em pesquisa do Datafolha, nove em cada dez brasileiros acham que estão entre a metade mais pobre do país. Parece mais correto dizer que nove em cada dez se sentem que estão sendo roubados. A percepção é essa.

O músico Roger Waters passará pela América do Sul com a turnê Us + Them, em 2018. O ex-Pink Floyd fará sete apresentações no Brasil em outubro. No Sul, passará por cima de SC, literalmente. Fará shows em Curitiba, dia 27 de outubro, e Porto Alegre, dia 30 do mesmo, nos estádios Couto Pereira e Beira-Rio, respectivamente.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio