Uma das pioneiras na fabricação de toalhas na região de Brusque, a Lufamar comemora 55 anos de atuação neste 18 de janeiro. A história de sucesso da empresa brusquense começou em 1966, com o casal Faustino e Edla Marchi. Com visão empreendedora, eles investiram em uma pequena fábrica de tapetes, que mais tarde passou a fabricar tecidos de vestuário. Faustino trabalhava como torneiro mecânico na Indústrias Têxteis Renaux (Iresa) e, com muita coragem, decidiu deixar o emprego e investir na própria empresa ao lado da esposa, que naquela época, se dividia entre os afazeres da casa e o trabalho na fábrica.
“Ele viu a oportunidade de evoluir. Todo o abono que ele ganhou quando saiu da Renaux investiu na compra de material para a fábrica”, conta o diretor administrativo da empresa, Artur Eduardo Marchi, um dos filhos dos fundadores.
No início, a mão de obra da fábrica era toda familiar. Os seis filhos do casal: Guilherme, Valdir, Norma, Vera, Artur e Luis Carlos, desde cedo, já ajudavam os pais a tocar a empresa. Com o passar dos anos, a pequena fábrica foi evoluindo, com o investimento em máquinas e a mudança para a produção de felpudos. Na década de 1970, a empresa fundada por Faustino e Edla já se estabelecia no mercado de felpudos.
Com o crescimento da produção, em 1980 a Lufamar construiu a sede própria, em um galpão na rua Maximiliano Furbringer. O local abrigava a fábrica, o escritório e também a expedição. Em 2005, a empresa começou a importar máquinas novas e, com isso, sofreu uma grande evolução, marcando seu nome no mercado. Com a produção cada vez mais crescente, foi preciso ampliar o parque fabril. Foi construído, então, um novo espaço no bairro Cedro Alto. Toda a parte de produção da Lufamar foi transferida para o local em 2013, o que possibilitou um crescimento significativo da empresa. O galpão abriga um maquinário moderno, com amplo espaço para crescer ainda mais.

Referência no mercado 

Hoje, 55 anos depois de sua fundação, a Lufamar é uma referência no mercado de felpudos em todo o país e também no exterior, já que os produtos da empresa brusquense podem ser encontrados em países do Mercosul.
Em mais de cinco décadas, a empresa construiu um grande legado e é uma das mais antigas em atuação na região. É conhecida pela qualidade na fabricação de toalhas de banho e rosto, roupões, toalhas de praia, panos de copa para uso doméstico e também artigos profissionais destinados a hotéis, pousadas, hospitais, entre outros. A linha profissional, inclusive, é um dos diferenciais da Lufamar. A qualidade dos produtos faz com que as toalhas brusquenses estejam presentes em hotéis e pousadas de todas as regiões do país.
O diretor administrativo da empresa destaca que toda a qualidade dos produtos Lufamar é resultado de investimentos constantes em tecnologia, matéria-prima de primeira linha e inovação. Ao longo dos anos, a empresa buscou sempre oferecer o melhor e atender clientes e parceiros com muito comprometimento e atenção.
Desde o início de sua história, a Lufamar tem como objetivo principal proporcionar conforto e aconchego a todos que experimentam seus produtos.

Faustino Marchi e Edla Marchi, fundadores da Lufamar

Dedicação

A Lufamar possui uma área construída de aproximadamente 4.670 m², com capacidade de produzir 75 toneladas por mês.
A empresa conta com cerca de 70 colaboradores diretos, que dia a dia, com muita dedicação, ajudam a construir a história da fábrica, iniciada há 55 anos por Faustino e Edla.
“Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados e comprometidos com os ideais da empresa, com departamentos bem definidos e independentes, todos sabendo os objetivos da empresa e os caminhos a seguir para alcançá-los”, destaca Artur.
Com mais de cinco décadas, a empresa ainda planeja muito crescimento. “Nossa meta de crescimento para esse ano é aumentar nossa capacidade de produção em 35%, com investimentos em novas máquinas. Planejamos também agregar valor aos nossos produtos e reposicioná-los no mercado através de pesquisa e matérias-primas mais nobres”, afirma Marchi.
Só nos últimos 12 meses, a empresa produziu em torno de 3 milhões de toalhas, distribuídas em banho, rosto, pisos, toalhas de academia e praia e também panos de copa. Desse número, o destaque vai para as toalhas de banho, que representam sozinhas mais de 50% das unidades produzidas. Os 55 anos da empresa chegaram em um período de mudanças radicais. É preciso se reinventar diariamente. E a Lufamar sabe disso. Mesmo em um momento de incertezas com a pandemia, continuou investindo, principalmente, em novas máquinas, e conseguiu manter o faturamento. “A pandemia está sendo um momento desafiador, mas tivemos um desempenho excelente apesar de tudo. Nos forçamos a antecipar planos de investimentos para poder suprir a demanda dos clientes”, observa Artur.
Nestes 55 anos de história, o compromisso da Lufamar sempre foi levar conforto e estilo para todos os lares. Compromisso, este, que deve se manter pelos próximos anos.

Fábrica

Lufamar Tecidos

Rua Maximiliano Furbringer, 561, Brusque
(47) 3044-0922 / (47) 3044-0934 / (47) 9 9927-6277
contato@lufamar.com.br

Loja de fábrica

De segunda a sexta-feira
8h às 12h e das 13h30 às 18h

Deixe uma resposta