Unidade do Centro de Valorização da Vida será inaugurada em Brusque nesta quinta-feira, 15

Posto do CVV estava desativado desde 2014 no município

Unidade do Centro de Valorização da Vida será inaugurada em Brusque nesta quinta-feira, 15

Posto do CVV estava desativado desde 2014 no município

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Brusque realiza evento de lançamento da unidade nesta quinta-feira, 15, às 19h30.

O posto está localizado na avenida Cônsul Carlos Renaux, 48, sala 1, oferecendo apoio emocional e buscando evitar o suicídio por meio do telefone 188. A entidade estava desativada desde 2014 no município, mas já havia planos de retorno desde o início de 2017.

A unidade fará parte da Rede Nacional de Prevenção do Suicídio, com voluntários atendendo ligações de todo o Brasil das 15h às 22h. Inicialmente, o CVV de Brusque atenderá por telefone, e aguarda os voluntários adquirirem mais experiência para realizar atendimentos presenciais. O serviço está disponível em 16 estados, 24 horas por dia.

“É importante lembrar que uma pessoa de Brusque que ligar para o 188 será atendida por algum ramal localizado no Brasil, não por alguém em Brusque. Ou seja, o sigilo é absoluto, e as chances de ser atendido por alguém conhecido são próximas de zero”, explica Régis da Silva, coordenador nacional da comissão de expansão do CVV. O anonimato e a privacidade são absolutos.

Os voluntários precisam passar por um curso de capacitação de 35 horas, sendo 8 horas teóricas e 27 horas práticas. Ao fim do curso, é feita uma entrevista para verificar o estado emocional do voluntário.

O CVV de Brusque busca mais pessoas que estejam dispostas a fazer o trabalho. Os voluntários se revezam plantões de 4 horas e meia por semana e atendem mais de 1 milhão de pessoas por ano. É preciso ter mais de 18 anos para fazer o serviço.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio