Unidade móvel do Procon estadual chega a Brusque

Funcionários ministrarão palestras a estudantes e também esclarecerão dúvidas da comunidade

Unidade móvel do Procon estadual chega a Brusque

Funcionários ministrarão palestras a estudantes e também esclarecerão dúvidas da comunidade

Depois de percorrer 17 municípios de Santa Catarina, a unidade móvel da Escola Estadual de Defesa do Consumidor (EEDC-SC) chegou a Brusque na quarta-feira passada, 1, para orientar os alunos das escolas do município sobre os direitos do consumidor. O lançamento do caminhão, que permanecerá na cidade até o dia 13 de abril, ocorreu na quinta-feira de manhã, 2, e contou com a participação de 24 alunos da Padre Theodoro Becker.

Presente no lançamento, a diretora do Procon estadual, Elizabete Fernandes, contou que a chegada da unidade móvel era reinvindicação antiga do ex-diretor do Procon de Brusque, Luis Carlos Schlindwein. O roteiro de visitas do caminhão para 2015 foi definido em julho do ano passado com a inclusão do município.

O objetivo principal da unidade, de acordo com Elizabete, é ensinar às crianças a importância de pesquisar preços e de exercer os direitos na hora da compra. Com as dicas e informações, a expectativa do Procon é de que as filas de reclamações nos órgãos municipais diminuam ao longo dos anos.

Funcionário do Procon há nove anos, João Luiz Montenegro de Oliveira afirma que a presença do caminhão em Brusque é “uma grande realização”. Segundo ele, funcionários do próprio órgão municipal serão os responsáveis pelas palestras, que serão divididas em suas sessões, às 9h e às 14h. Mesmo que o público-alvo seja estudantes, Oliveira ressalta que a comunidade também pode se dirigir à unidade móvel para esclarecer dúvidas.
Estrutura do caminhão

Inaugurada em março do ano passado pelo governo do estado, a unidade móvel está instalada em anexo a um caminhão. Por meio de um sistema hidráulico, o espaço se transforma em sala de aula com capacidade para 40 pessoas. A unidade móvel é equipada com ar-condicionado, elevador de acessibilidade, copa, banheiro, secretaria, televisão, sistema de audiovisual e material didático. Em Brusque, o caminhão ficará estacionado na praça Sesquicentenário, em frente à prefeitura.
Novo diretor

O lançamento da unidade móvel foi o primeiro evento de Dantes Krieger Filho como novo diretor do Procon de Brusque. Ele afirma que o cargo é um desafio e que a prioridade será atender aos consumidores de maneira mais ágil. Quanto à unidade móvel, o diretor ressalta a importância de ensinar as pessoas sobre seus direitos desde a infância. “A educação parte da infância. Eu tenho filhos em idade escolar e acho que é importante porque eles terão uma noção básica sobre os direitos do consumidor”, diz.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio