Unimed Brusque realiza 3ª Semana da Diversidade

Evento foi voltado a colaboradores e à comunidade e contou com uma palestra sobre o tema

Unimed Brusque realiza 3ª Semana da Diversidade

Evento foi voltado a colaboradores e à comunidade e contou com uma palestra sobre o tema

A Unimed Brusque realizou de 18 a 20 de setembro, a 3ª Semana da Diversidade. O evento, realizado há três anos pela cooperativa, tem como objetivo trabalhar com essa e demais temáticas de conscientização, tanto internamente, entre os seus colaboradores, como também com a comunidade de modo geral.

“Esta semana veio para reforçar o quanto queremos respeito, independente se somos iguais ou diferentes, tanto no ambiente de trabalho, como fora daqui. Para trabalharmos e para vivermos temos que ter respeito, e para que ele aconteça é necessário termos conhecimento, e essa foi a proposta”, comenta a coordenadora Administrativa da Unimed Brusque, Inajara Costa Hochsprung.

Programação
Ao longo da semana, foram realizadas quatro oficinas entre os colaboradores da Unimed Brusque. Duas delas abordaram a questão das gerações: como conviver com colaboradores mais jovens e com os de mais idade.

Já a terceira oficina trouxe a questão do preconceito, de modo geral: de etnia, cultura, religião, entre outros. A última oficina apresentou como temática ‘O mundo da boneca e do carrinho’, com uma reflexão referente à forma como as crianças são educadas e criadas e como isso pode impactar no futuro.

“Todos nós nascemos sem preconceito. E é a sociedade, a cultura, a educação em que a criança é inserida que instiga o preconceito nelas, em suas mais variadas formas”, completou Inajara.

A ação foi realizada em parceria pelas áreas de Sustentabilidade e de Gestão de Pessoas da Cooperativa.

Reflexão
O ponto alto da semana, entretanto, foi a palestra “Valorização de Diversidade: O que queremos para nós e para as futuras gerações?”, ministrada pela especialista Jorgete Leite Lemos, e que trouxe reflexões sobre os valores que conduzem à inclusão de pessoas, a importância do respeito, da imparcialidade e credibilidade praticados no ambiente de trabalho e também fora dele.

Na abertura da palestra, o superintendente da Unimed Brusque, Eduardo Ballester, ressaltou a importância do encontro, bem como as discussões propostas que cada vez mais são necessárias, em especial pelos casos que têm sido divulgados na mídia sobre preconceito, xenofobia e intolerância.

“A Cooperativa cada vez mais tem discutido essa questão, inicialmente com a inclusão de colaboradores com deficiência física no quadro de funcionários. Mas a diversidade é um assunto muito mais amplo que isso. Por isso é necessário cada vez mais discutirmos isso também no ambiente do trabalho, para cada vez mais instigar o respeito mútuo”, declarou.

Ao longo de sua apresentação, a especialista, consultora em Gestão de Pessoas, e diretora de Diversidade da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH Brasil, falou da importância das empresas oferecerem oportunidades para que seus colaboradores e a comunidade entendam a diversidade, através de informações preventivas.

“Como empresa de saúde, a Unimed está sendo uma das pioneiras na região a abraçar a questão da diversidade, a discutir esse assunto, pouco divulgado”, ressalta.

A partir de agora, as expectativas da Unimed Brusque são de que no próximo ano, novamente seja realizada mais uma edição da Semana da Diversidade, com temas e reflexões tão importantes para os colaboradores e também para a comunidade como um todo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio