Universo cosplay chega à Feira do Livro de Brusque

Festival contará com exposição de fanzines, animes, quadrinhos e arte postal; evento segue até domingo, 24

Universo cosplay chega à Feira do Livro de Brusque

Festival contará com exposição de fanzines, animes, quadrinhos e arte postal; evento segue até domingo, 24

Com o objetivo de trazer para a comunidade uma cultura diferente do que estão acostumados, neste ano, pela primeira vez, é realizado paralelamente à 9ª edição da Feira do Livro de Brusque, o Festival Bruscomix.

Haverá exposição de fanzines, animes, quadrinhos e arte postal. O evento acontece na Fundação Cultural, iniciou na quarta-feira, 20, e segue até domingo, 24.

Idealizado pelo professor de Artes na Escola de Ensino Fundamental Augusta Knorring, Jonathan Schiestl, o projeto visa trazer para os brusquenses um pouco mais do “universo cosplay” – termo em inglês, formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação), em que os fãs se vestem de personagens.

O professor explica que o cosplay é muito forte na cultura ocidental e que em Brusque há muitos praticantes. Segundo ele, muitas vezes este público acaba participando de eventos em outras cidades por não ter atividades no município.

“Fanzines, revistas em quadrinho, escultores que esculpirão ao vivo. O encontro é focado neste tipo de arte, numa cultura mais nerd”, diz Schiestl, que conta que o projeto foi apresentado à Secretaria de Educação há dois meses e foi visto com bons olhos.

Entre os artistas que participam do Bruscomix, estão o quadrinista e ilustrador Adriano Loyola, que possui mais de 20 anos de experiência; o escultor Fábio Bechinski; o desenhista Carlos Henrique Heck; além de Henry Jaepelt, que apresentará seus fanzines e é colaborador de fanzines no Brasil e exterior.

“É um grande desafio por ser a primeira vez, mas é um evento mais intimista”, analisa o professor.

Concurso
Durante o Bruscomix ocorre o Concurso Cultural de Cosplay, dividido em duas categorias – Desfile (categoria individual) e Desfile Infantil (categoria individual). As apresentações duram cerca de 30 segundos.

Serão considerados válidos os cosplays de personagens originados em qualquer tipo de mídia desenhada, filmada ou escrita, não importando a origem étnica, desde que o personagem seja de acesso público. Também serão permitidos personagens de mídias adultas, porém, as fantasias devem estar de acordo com as regras do concurso.

Contação de histórias

Tradicional na Feira do Livro, Contação de Histórias atrai atenção dos alunos/ Daiane Benso

Além do festival, a Feira do Livro traz contação de histórias, bate-papo com autores, sessão de autógrafos e os lançamentos de livros de autores de Brusque e região, como Andréa Gustmann Gomes, Ricardo Wechenfelder, Daniel Curtipassi e Neida Rocha.

O principal público do evento são os alunos da rede municipal de Brusque. Em média, são esperados cerca de 300 por manhã no local. Para a produtora cultural Lieza Neves, que já organizou a feira e apresenta o espetáculo do conto Linhas e Tramas, realizar o evento na sede da Fundação Cultural pela segunda vez (a primeira foi em 2014) é muito produtivo.

“É um espaço bem central, de passagem, pega um público que não iria para um evento literário e que acaba se interessando. É bem cara de feira de livro, é bem urbano”, analisa.

Para Giovanna Rodrigues de Souza, de 14 anos, da Escola de Ensino Fundamental Cedro Alto, a feira está atrativa, com ótimos livros. Ela conta que adora a Coleção de Minecraft (jogos) e Diário de um Banana. A estudante também gostou da iniciativa de fazer o evento na área central de Brusque.

“O local é ótimo, além de ter a biblioteca. Quanto ao Bruscomix, considero que é mais uma opção para o público. Está bem legal”.


Programação

22/09 – Hoje
8h às 11h30 e 13h30 às 16h30 – Circuito das escolas
15h – Lançamento dos livros “Sonhos de um vaga-lume”, “Plantando com amor” da autora Neida Rocha e dos e-books “Danilo, sua mochila e seus amigos” nas versões em inglês, espanhol e alemão
18h – Recital de Poemas
19h – Lançamento do livro Iluminuras de Ricardo Wechenfelder
19h30 – Bate-papo “Olhares poéticos” com Alessandro Vieira, Silvia Teske, Méroli Habitzreuter e Guilherme Muller

23/09 – Amanhã
9h – Abertura do Artist’s Alley – espaço Bruscomix
9h às 12h – Oficina de marcadores de página – Inscrições antecipadas na Biblioteca Pública Ary Cabral (trazer agulha de crochê e linha)
10h – Oficina de fanzines com Fafá Jaepelt, no espaço Bruscomix
11h – Espetáculo de contos “Um, dois, três, canto e conto com vocês” com Emiliano de Souza
15h – Oficina de quadrinhos com Aldo Maes dos Anjos – no espaço Bruscomix
15h – Lançamento dos livros A casa da Oma da autora Andréa Gustmann Gomes – nas versões impressa e digital. Ambos são bilíngues: Português e Alemão
16h – Espetáculo “Ciradinha” com Nana Toledo
16h – Oficina de arte fantástica com Henry Jaepelt – no espaço Bruscomix
17h – Bate papo sobre zines e jornais alternativos dos ano 80 – Henry Jaepelt e convidados
18h – Início do concurso de Cosplays – palco principal
19h – Lançamento do livro Assim na Terra – Arte Sacra em Santa Catarina do fotógrafo Daniel Curtipassi (Blumenau) no Espaço Autores da Feira do livro
19h30 – Sarau poético com Fernando Jaepelt
20h – Resultado do concurso

24/09 – Domingo
10h – Abertura dos estandes
10h – Abertura do Artist’s Alley – espaço Bruscomix
10h30 – Oficina de arte postal – Jonathan Schiessl
17h – Encerramento

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio