UPA de Brusque receberá portal detector de metais

São 12 esteiras raio-x, 25 portais detectores de metais e 17 raquetes detectoras de metais.

UPA de Brusque receberá portal detector de metais

São 12 esteiras raio-x, 25 portais detectores de metais e 17 raquetes detectoras de metais.

A Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque deverá receber nos próximos dias um portal detector de metais. Além de Brusque, outras unidades prisionais e penitenciárias de Santa Catarina receberão os equipamentos de inspeção eletrônica, que foram usados nos jogos olímpicos no Rio de Janeiro.

Na segunda-feira, 26, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) começou a entregar alguns dos equipamentos. São 12 esteiras raio-x, 25 portais detectores de metais e 17 raquetes detectoras de metais. O Presídio Regional de Mafra foi o primeiro a receber um portal detector de metal.

“Estes equipamentos irão auxiliar os procedimentos de revista nas unidades prisionais, é uma excelente doação do Ministério da Justiça, por meio do Depen, para aprimorar ainda mais a segurança e o trabalho cuidadoso realizado por nossos agentes penitenciários impedindo que objetos não permitidos entrem nas unidades”, lembra a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca.

O aparelho de raio-x está instalado em quatro unidades penitenciárias: São Pedro de Alcântara, Criciúma, Florianópolis e Chapecó. Com a remessa do Depen, um total de 31 presídios e penitenciárias do Estado passam a ter os equipamentos. As raquetes detectoras de metais serão entregues no almoxarifado central, em Palhoça, e somente depois o Deap encaminhará o material para as unidades.

Com a precisão dos resultados do equipamento, há a possibilidade de se extinguir a revista pessoal, tendo mais respeito a condição humana de cada indivíduo. O diretor da UPA de Brusque, Élison Ivan Soares, ressalta que o aparelho otimizará a entrada das pessoas e auxiliará na questão de segurança tantos dos internos, como dos próprios agentes.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio