UTI Neonatal do Hospital Evangélico é inaugurada

Com tecnologia de ponta e nove leitos, unidade está apta a atender bebês de 0 a 28 dias

UTI Neonatal do Hospital Evangélico é inaugurada

Com tecnologia de ponta e nove leitos, unidade está apta a atender bebês de 0 a 28 dias

A Hospital e Maternidade Evangélico de Brusque (HEM), em parceria com a FGL Serviços Médicos, inaugurou ontem a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Autoridades, representantes do HEM e corpo clínico participaram da solenidade às 19h na entrada da UTI, que está localizada em anexo ao bloco cirúrgico.

Danielle Gutierres, diretora técnica e administradora da FGL Serviços Médicos, Cláudio José Schlindwein, representante do presidente da diretoria executiva do HEM, André Zen, presidente do conselho deliberativo do hospital e Ilse Barboza, gestora do HEM, foram os responsáveis por romper a fita que deu acesso ao local. Após o ato, a placa de inauguração foi descerrada.

Desde o dia anterior à cerimônia, a UTI já estava apta a atender os pacientes. O projeto levou três anos para sair do papel. Para a diretora técnica e administradora da FGL, a unidade é a concretização de um sonho. “É uma satisfação muito grande poder entregá-la para o hospital e para Brusque. Principalmente por saber que vai ser uma unidade modelo no estado”.

Danielle afirma que não há outra UTI Neonatal que se equipare a do Hospital Evangélico, na questão da estrutura física e médica. “Temos equipamentos de última tecnologia, ainda raros no Brasil. Segundo o nosso fornecedor, são dois ou três locais do país todo que possuem incubadoras parecidas com as que temos. A nossa UTI está servindo de modelo inclusive em função disso”.

O espaço físico da UTI tem 300 m² de área nova, com nove leitos para atender bebês de 0 a 28 dias de vida. Cinco leitos serão utilizados inicialmente. A equipe médica, por sua vez, conta com oito neonatologistas – pediatras especializados em crianças de até 28 dias. Os especialistas trabalharão em regime de plantão 24 horas, com auxílio da equipe de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogas e demais profissionais de saúde. Outra novidade da UTI Neonatal é o acesso dos pais aos bebês durante as 24 horas.

A gestora do Hospital Evangélico, Ilse Barboza, diz que a inauguração da unidade é histórica para Brusque e para a própria instituição. “Temos de comemorar esse momento especial. Estamos inaugurando uma espaço completamente novo e único na região”. Ilse destaca também a importância da UTI Adulto, que conta com dez leitos.

“Ter as duas UTIs é fundamental porque tanto a mãe quanto o bebê podem precisar de cuidados intensivos. E a nossa instituição oferece as duas, assim a saúde da família estará assegurada em sua totalidade”, comemora.

Equipamentos

Cerca de 40 a 50 bebês nascem, por mês, no Hospital Evangélico. Desses, pelo menos dois eram transferidos para unidades hospitalares de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí. Agora, os recém-nascidos serão atendidos na própria instituição. Para isso, equipamentos de última geração foram adquiridos.

Entre eles, estão as incubadoras, que tem a função de simular o ambiente uterino. “A maior causa de internação neonatal é a prematuridade”, explica Danielle, “Com isso, temos de chegar o mais próximo possível ao ambiente uterino para que o bebê possa se desenvolver, já que ele não conseguiu terminar o tempo de gestação dentro da barriga da mãe. É um dos principais equipamentos dentro da UTI Neonatal”.

Outra grande causa de internação apontada pela médica está relacionada às questões respiratórias, desde epidemia até imaturidade pulmonar. Para combater o quadro, os respiradores dão o suporte técnico necessário. “A parte respiratória é uma das principais preocupações em relação ao recém-nascido, então o respirador é parte muito importante do funcionamento da unidade”. Além das incubadoras, dos respiradores e dos demais equipamentos, os monitores também exercem função indispensável no tratamento dos bebês. “Eles são altamente sensíveis para detectar a frequência cardíaca dos bebês. Tudo específico para esse primeiro mês de vida”, afirma Danielle.

> Confira as imagens da inauguração na galeria de fotos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio